Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

INDÚSTRIA GAÚCHA : Ociosidade na produção é a maior em cinco anos

INDÚSTRIA GAÚCHA : Ociosidade na produção é a maior em cinco anos
03 agosto
10:10 2015

Em junho, a produção industrial gaúcha caiu pela terceira vez seguida em comparação ao mês anterior, totalizando 40,4 pontos, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu o maior nível de ociosidade em cinco anos, operando com apenas 65% do seu potencial. A redução do emprego também se aprofundou nesse período (40,5 pontos). As conclusões da Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) foram divulgadas, ontem. “Os resultados reafirmam o cenário de grandes dificuldades enfrentadas pelo setor diante da falta de demanda e do aumento de custos impostos pelo ajuste econômico em curso. Sem qualquer perspectiva de reversão desse quadro, o pessimismo dos empresários se dissemina. Não existe ambiente que permita uma recuperação no curto prazo”, destacou o presidente da entidade, Heitor José Müller.

A demanda interna insuficiente, apontada por 50,7% das empresas, foi a principal causa do fraco desempenho do setor no segundo trimestre, seguida da elevada carga tributária (39,1%) e da falta ou alto custo da energia (35,6%). Nesse cenário desfavorável, a pesquisa apontou que as insatisfações com a margem de lucro (31,9 pontos) e com a situação financeira (38,4 pontos), além da dificuldade de acesso ao crédito (29,9 pontos), nunca foram tão grandes. Já os preços das matérias-primas (63,9 pontos) seguiram em elevação.

No lado das expectativas, as projeções dos empresários para os próximos seis meses não mostram qualquer sinalização de melhora: quedas da demanda (46,3 pontos), do emprego (42,0 pontos) e das compras de matérias-primas (43,7 pontos). A intenção de investir (40,8 pontos) é a menor da série. A exceção é a expectativa com relação às exportações (49,7 pontos), que continuaram neutras.

O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Valores a partir de 50 significam maior satisfação e abaixo, insatisfação. Apenas as variáveis de estoques em comparação ao planejado e de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) acima do usual são avaliadas como negativas depois dos 50 pontos. No caso da intenção de investir, quanto menor o número, menor a propensão dos empresários a investir.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções