Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Instituições da Segurança Pública são homenageadas na Assembleia

Instituições da Segurança Pública  são homenageadas na Assembleia
01 junho
08:55 2022

Em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers, em inglês), celebrado em 29 de maio, o Instituto Boina Azul (Insba), homenageou profissionais e instituições que compõem a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em cerimônia na Assembleia Legislativa, com a Frente Parlamentar de Apoio ao Veterano Militar.

O evento, na tarde de domingo, também agraciou veteranos militares e outros defensores da paz social que, igualmente, serviram em operações da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data comemorativa remete a 29 de maio de 1948, quando a ONU autorizou um destacamento de observadores militares para supervisionar a trégua entre Israel e seus vizinhos no Oriente Médio, dando início às operações de paz do organismo internacional. A honraria é concedida pelo Insba, àqueles que tornam possível o sucesso das missões de paz, levando o socorro humanitário e a proteção às pessoas.

As Forças Armadas brasileiras, com apoio de homens e mulheres das forças estaduais, estiveram presentes, nos últimos 74 anos, em 60 missões de manutenção da paz, empregando mais de 59 mil militares. O Brasil coordenou, ainda, durante 13 anos, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

As homenagens do INSBA têm o intuito de congregar os ex-integrantes das missões humanitárias, ou de manutenção da paz da ONU, reconhecendo seus valores, e disseminar a experiência adquirida ao enfrentar a dura realidade social de nações em conflito.

Foram entregues medalhas em diferentes categorias. No Grau Mérito Institucional, além da SSP, também foram agraciadas a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e o 4ª Batalhão de Bombeiro Militar (4º BMM). Entre órgãos do Estado, a honraria também foi entregue à Defesa Civil.

O secretário da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, foi condecorado na categoria Grau Mérito Boina Azul. A medalha, de caráter pessoal, é concedida a membros do comando das Forças Armadas ou forças estaduais auxiliares, oficiais superiores e autoridades civis titulares no exercício de suas funções públicas. Também foram agraciados o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, o chefe da PC, delegado Fábio Mota Lopes, a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena, o comandante do 4º BBM, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva.

Com a medalha do Grau Mérito Boina Azul, foram condecorados os titulares da SSP, BM, IGP, PC, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). Já o Grau de Bravura, foi destinado aos primeiros-tenentes da reserva da BM, Robson Viegas Muller e Dilmar Antonio Pinheiro Lopes, primeiro-sargento do CBMRS, Sergio Rogerio Chaves Gularte, segundo-sargentos do CBMRS, Luciano Vargas Pontes e Nilton Rafael Rodrigues Bauer, bem como os soldados do CBMRS, Éric Samir Melo de Souza e Tiago Godoy de Oliveira.

Ainda foram concedidas medalhas a dezenas de servidores das forças de segurança vinculadas à SSP, nas categorias Grau Cívico, que destaca a conduta cívica em relação à pátria, e Grau Humanitário, que celebra participação em ações de caráter humanitário, incluindo o trabalho voluntário em favor daqueles que estiverem fragilizados pela ocorrência de eventos catastróficos, pandêmicos, epidêmicos e endêmicos, ou por necessidades sociais.

Comentários ()

Seções