Diário da Manhã

sexta, 08 de novembro de 2024

Notícias

Instituto Mário Alves completa 20 anos

28 maio
09:08 2021

Sábado às 19h, shows e falas na live “Uma noite de arte, afetos e resistência”

Por Carlos Cogoy

Ciclos, debates, cursos, cinema, biblioteca e livraria, marcaram a trajetória do Instituto Mário Alves (IMA). Com a pandemia, o espaço democrático teve de adaptar-se aos cuidados sanitários, restringindo atividades. Porém, a história está viva, e o IMA está completando vinte anos. Conforme as diferentes fases, com a sede instalando-se em locais como os prédios à rua General Telles, Andrade Neves e 15 de Novembro, também gerações foram se sucedendo nos eventos. Na jornada, somando-se a variadas lutas sociais, o Instituto que homenageia o jornalista baiano Mário Alves – torturado e assassinado pela ditadura civil-militar em 1970 -, manteve o comprometimento com o embate à desigualdade e injustiça. Para celebrar o aniversário, amanhã será realizada uma live. O encontro virtual “Uma noite de arte, afetos e resistência”, terá início às 19h, e transmissão no canal Ima Instituto Mário Alves no Youtube. Na programação, shows e falas.

Pedro Munhoz

RESISTÊNCIA – O professor Lauro Borges (IFSul/Campus Jaguarão), expressa sobre o aniversário: “Tenho muito orgulho de ter sido colaborador do Instituto Mário Alves desde seus primeiros momentos. Depois, pude participar mais intensamente de sua vida interna e hoje, mesmo um pouco longe e distanciado fisicamente devido às agruras que estamos vivendo, posso saudar os 20 anos do IMA por suas imensas contribuições para a luta por uma outra sociedade, sem mitos e sem fascismos. Em tempos difíceis para os que defendem a solidariedade humana, o IMA sempre colocou o dedo na ferida, propondo a reflexão e a ação daqueles que defendem a vida em sua plenitude, para todos. Viva o IMA! Que venham os próximos 20 anos!”.

FORMAÇÃO – O cantador e violeiro Pedro Munhoz, natural de Barra do Ribeiro, que residiu em Pelotas, e atualmente mora no Piauí, participará da live no sábado. Ele interpretará “Amanheceu” e “Quem tem coragem?”. Sobre a trajetória do IMA, Pedro menciona: “O Instituto Mário Alves, nos seus 20 anos de existência, é um marco para a formação da classe trabalhadora, através de seus encontros, seminários e estudo permanente sobre as questões que envolvem a luta de classe neste país. De maneira coerente, dá condições, suporte e instrumentos para o domínio político das questões, para o enfrentamento com a classe dominante. Me sinto muito honrado em fazer parte desta história, ainda mais nestes momentos críticos que estamos atravessando”. Na internet: palcomp3.com.br/pedromunhozoficial

Pardal e Ana Perê

LATINO-AMERICANO – A compositora e intérprete Ana Mascarenhas apresentará duas músicas do terceiro disco “Flor Palavra”. A canção “Verso Escondido” é parceria com Ricardo Fragoso. Já Ana é a autora da letra e música de “Outro Norte”. Ela será acompanhada pelo instrumentista Fabrício “Pardal” Moura. Sobre o IMA, afirma: “Lugar de suma importância para a cidade, de luta e resistência”. Outro duo que integrará a programação, reúne o músico Duglas Bessa e a cantora Teresa Ferlauto. No repertório, cancioneiro chileno: “El derecho de vivir em paz” de Victor Jara; “Samba Landó” do Inti illimani. Bessa acompanhou boa parte da trajetória do IMA e frisa: “Vinte anos de história de um instituto dedicado à formação política, trazendo regularmente à memória, passagens importantes da América latina, que não podem ser esquecidas. Um espaço necessário, de estudo, debate, participação coletiva, dispondo de uma ampla biblioteca”.

Duglas e Teresa

ATRAÇÕES que também estarão na live: Maria Conceição; Leo Alves; Akiiins.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções