Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

INSTITUTO SIMÕES LOPES : Valorização da vida e obra do autor de “Lendas do Sul”

INSTITUTO SIMÕES LOPES :  Valorização da vida e obra  do autor de “Lendas do Sul”
26 novembro
10:38 2021

Carlos Francisco Sica Diniz é aclamado como quarto presidente do Instituto Simões

Por Carlos Cogoy

Com a gradativa retomada de atividades presenciais, inserir o Instituto João Simões Lopes Neto – rua D. Pedro II 810 – no roteiro das visitas turísticas à cidade. Como estratégia, apresentar a relevância da casa que pertenceu ao escritor pelotense João Simões Lopes (1865/1916), entre 1897 e 1907, aos gestores de atividades turísticas no centro histórico. Incrementar a presença do Instituto Simões Lopes, em programações como a Semana dos Museus. Renovar o interesse pela vida e obra, do autor de “Lendas do Sul”, “Contos Gauchescos” e “Casos do Romualdo”, para que se popularize junto a novas gerações. Aprimorar as campanhas que divulgam o “Capitão da Guarda Nacional”, em escolas da rede pública. Concluir a catalogação e atualização do acervo bibliográfico, que tem raridades como o manuscrito da publicação “Artinha de Leitura”. Algumas das principais iniciativas divulgadas pelo professor e pesquisador Carlos Francisco Sica Diniz, aclamado no dia 19 deste mês, como o quarto presidente da casa cultural.

300 ONÇAS é prêmio instituído pelo Instituto Simões Lopes que, anualmente, desde 2006, destaca aqueles que se empenham pela preservação da memória do escritor, bem como têm sido parceiros – desde a construção e recuperação – do espaço cultural. Conforme Francisco Sica Diniz, em decorrência da pandemia, não houve a edição 2020. Assim, a retomada é prioridade da sua gestão. Pesquisador que, ano passado, lançou o volume “Eu conheci João Simões Lopes Neto” (Letra Capital Editora), Francisco Sica Diniz ressalta que foi aclamado presidente, em assembleia-geral ordinária. Em destaque, o vice Antônio Carlos Mazza Leite que, durante dez anos, presidiu o instituto, sucedendo a então professora Paula Mascarenhas, primeira presidenta, e o segundo titular, ativista cultural Henrique Pires. Atualmente com quase setenta associados, o Instituto atende a população, nas tardes de segunda a sexta. Para associar-se, basta uma identificação, preenchimento do cadastro, e o comprometimento com a mensalidade de R$20,00. INFORMAÇÕES: (53) 3027.1865.

EQUIPE – Além de Francisco Sica Diniz e Mazza Leite – respectivamente presidente e vice – a gestão 2021/2023 também conta com João Manoel Peil (secretário), Paulo R. Costa (2º secretário), Francisco de Paula Guedes (tesoureiro), e Loiva Hartmann (2ª tesoureira). Conselheiros titulares: Fausto José Leitão Domingues; José Luiz Marasco Cavalheiro Leite; Paulo Luiz Rosa de Souza; José Antonio Mazza Leite; Luiz Henrique Pires; Geisa P. Coelho; Marley Nogueira Poeta; Mario Mattos; Mirsca Simões Lopes; Paulo Luis Chapon de Oliveira; Fernando Alberto Henning; Celso Luiz Afonso Haical.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções