Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Intenção de consumo das famílias cai pelo quarto mês consecutivo

Intenção de consumo das famílias cai pelo quarto mês consecutivo
24 setembro
10:07 2013

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 118,0 pontos em setembro, apresentando queda de 5,5% em relação ao mês anterior e de 12,1% na comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pela Fecomércio-RS, os resultados mostram um aprofundamento do cenário delineado nos últimos meses. A redução do otimismo se apresenta pelo quarto mês consecutivo.

Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a inflação acumulada nos últimos 12 meses permanece alta, corroendo a renda real das famílias, e a elevação de juros recente são fatores que contribuem para conter o otimismo. “O patamar positivo do ICF-RS continua sendo influenciado pelos componentes de emprego e renda atual, que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho”, acredita De Marchi.

 Na comparação interanual, o movimento de queda foi explicado pela queda de todos os indicadores, com exceção de nível atual de consumo (+1,2%).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções