Investimento no aeroporto João Simões Lopes Neto amplia desenvolvimento de Pelotas
A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quinta-feira (6), do lançamento das obras dos aeroportos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, que serão feitas pela CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração dos três terminais. A cerimônia aconteceu no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto e contou com a presença do governador Eduardo Leite.
Serão investidos pela CCR Aeroportos R$ 130 milhões nas melhorias de infraestrutura dos três aeroportos, o João Simões Lopes Neto (PET), o Aeroporto Internacional de Bagé – Comandante Gustavo Kraemer (BGX) e o Aeroporto Internacional de Uruguaiana – Rubem Berta (URG). A obra está contratualizada até o final de 2024, e a expectativa é que, em Pelotas, as obras sejam finalizadas no mês de agosto. Aqui, serão gerados 80 empregos diretos.
“Esse dia marca a consolidação de um momento fundamental para o desenvolvimento e futuro de Pelotas. A quantidade de voos diários e conexões com o centro do País mostram a importância do nosso aeroporto, que é um cartão de visitas incrível para a nossa cidade. Essa ampliação e qualificação vai possibilitar muitos benefícios à nossa economia regional”, afirmou Paula.
A política de aviação, conforme frisou o governador, é muito importante e tem contribuído para o desenvolvimento do Estado. “Estamos muito felizes de podermos celebrar esse lançamento, principalmente do ponto de vista do impacto de desenvolvimento que terá para as cidades de Pelotas, Bagé e Uruguaiana. O nosso governo vai estar de perto acompanhando esse processo”, ressaltou Leite.
De acordo com o presidente da concessionária, Fábio Corrêa, o investimento na modernização de aeroportos possibilita a conexão de pessoas, desenvolvimento econômico das regiões e qualificação do turismo, o que tem muito impacto na vida de todos os envolvidos. Além disso, de acordo com ele, priorizar a segurança aeroviária atrai maiores companhias aéreas aos terminais.
O CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, completou a ideia de Corrêa ao afirmar que o programa de melhorias nos três aeroportos vai influenciar no desenvolvimento econômico e social e faz parte do compromisso da empresa em investir no estado do Rio Grande do Sul.
Também acompanharam o ato o vice-prefeito Idemar Barz, os vereadores Márcio Santos e Jone Soares, ambos do PSDB, os secretários de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, e de Segurança Pública, José Apodi Dourado, o assessor especial do Conssedi, Maurício Martins. o gerente do Aeroporto de Pelotas, Anilson Gonçalves, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, Frederico Antunes (PP), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé, Bayard Pereira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Rodrigo Santariano.
Principais investimentos no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto
Lado Ar:
1. Adequação de pátio de aeronaves (3 posições – aeronaves comerciais)
2. Adequação da pista de rolamento A
3. Implantação de RESA – Área de Segurança de Fim de Pista em ambas as cabeceiras
4. Implantação de PAPI CAB 24 – Auxílio Visual de Rampa de Aproximação
Lado Terra:
5. Ampliação de terminal de passageiros (1.250m²)
6. Reforma do terminal de passageiros (930m²)
O que terá na reforma no terminal de passageiros:
* Novo desembarque doméstico
* Novo embarque doméstico
* Novos sanitários do saguão
* Novas lojas e áreas comerciais
* Novo check-in