JARDIM DAS TRADIÇÕES : Detentos fabricam lixeira
O vice-prefeito Idemar Barz acompanhou, ontem, a instalação de uma lixeira, construída com mão de obra prisional, na rua vereador Élbio Abreu, esquina com o Passeio 1, no Residencial Jardim das Tradições, no Areal. O material para a fabricação foi material doado pelos moradores e a implantação atende reivindicação feita em edição do Programa Vice-prefeito Recebe.
A parceria entre a Prefeitura e a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) faz parte do programa Segunda Chance, estratégia do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Diretor da instituição, Hamilton Martins da Silva destacou a importância do trabalho conjunto com o Executivo pelotense.
A lixeira foi construída dentro do Presídio e colocada na via por equipe da Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop). A moradora Zenir Rocha, que foi à audiência do Vice-prefeito Recebe, acompanhada de Kely Carvalho e Simone Duarte, ressaltou que o pleito é antigo, já que o Passeio 1 possui 42 residências, e a coleta de lixo estava causando problemas à via.
Além dos buracos constantes feitos pelo peso do caminhão de lixo, os detritos acabavam ficando em frente a uma das residências. Agora, com a colocação da lixeira na esquina, os moradores já podem depositar o lixo diretamente no novo local. Além disso, o veículo de recolhimento não precisará mais entrar na via, que foi recentemente recuperada pela Smop.