Jornada Pedagógica no Colégio Pelotense
Hoje, amanhã e sábado, acontecerá a 19ª Jornada Pedagógica do Colégio Municipal Pelotense. O tema “Criança em foco” reúne as turmas 23F e 31A do curso Normal. Jornada é aberta à comunidade. Inscrições podem ser feitas no colégio
Nesta quinta às 8h, cadastramento. Às 9h, abertura e apresentação do orfeão. Às 10h, palestra “Infância e infâncias: qual é a questão?”, com a dra. Rita Medeiros. À tarde, mostra de trabalhos. Às 19h, CTG no momento cultural. Às 19h30min, oficinas: “Literatura infantil, recursos, contação de histórias” com a profa. Rita de Cássia Dittgen Alves; “Recursos matemáticos” com a profa. Simone Bassi; “Papel Machê” com a profa. Ana Claudio Macedo Lacau; “O uso dos blocos lógicos para o ensino de matemática” com o prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves; “Tangran” com a profa. Lúcia Martins.
AMANHÃ às 8h, momento cultural com a APAE. Às 8h30min, palestra “Constituindo a relação professor x aluno” com Marta Janelli. Às 10h30min, Simone Maraninchi e a “Violência infantil e Bullying”. À tarde, mostra de trabalhos. Às 19h, grupo de dança Renovação. Às 19h30min, Marisa Rodrigues Farias abordará “Literatura infantil e cultura afro-brasileira”. Às 21h, profa. Maritza Flores Freitas e as “Brincadeiras antigas e atuais”. No sábado às 8h, capoeira e orfeão. Às 8h30min, mesa “A educação em Pelotas: debatendo o ensino fundamental de nove anos”.
Mostra do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas
Transformar a escola em espaço de valorização da diversidade, de inclusão e de promoção da igualdade racial, reconhecendo e respeitando as diferenças. Principal objetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), do Colégio Municipal Pelotense. Sob a coordenação das professoras Ana Lúcia Borges, Maria Graciane Pereira e Maritza Flores Ferreira Freitas, o núcleo do “Gato Pelado” está realizando mostra alusiva à consciência negra. No hall de entrada do Pelotense, pode ser visitada exposição. No local estão desenhos de alunos, colagens, bordados, peças artesanais e cartazes.
Com o lema “Por uma educação antirracista”, o NEABI também divulga as atividades realizadas, como palestras e oficinas. Nos dez anos da lei federal que estabelece o ensino da história e cultura afrobrasileiras, o núcleo justifica o trabalho: “A demanda da comunidade afrobrasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639 que alterou a Lei 9.394/96, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileiras e africanas”.
Núcleo divulga reflexão do antropólogo e escritor Kabengele Munanga: “O resgate da memória coletiva e da história da comunidade negra não interessa apenas aos alunos de ascendência negra. (…) Além disso essa memória na pertence somente aos negros. Ela pertence a todos, tendo em vista que a cultura da qual nos alimentamos cotidianamente é fruto dos segmentos étnicos que, apesar das condições desiguais nas quais se desenvolvem, contribuíram, cada um de seu modo, na formação da riqueza econômica e social da identidade nacional”.
Grupo literário com edição da “Conversa com o autor”
Nesta quinta-feira às 15h na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), última edição, neste ano, do projeto “Conversa com autor”. O convidado é o prof. Dr. Luis Rubira (UFPel), que tem se notabilizado pelo dinamismo no cotidiano artístico-cultural. Autor do livro “Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores”, Rubira abordará filosofia e cinema. A iniciativa é do Grupo Literário da Bibliotheca, e o evento terá ENTRADA FRANCA.
RUBIRA nasceu em Porto Alegre em 1970. É graduado em filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Realizou o doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2009), com período de estágio de um ano na Université de Reims Champagne-Ardenne (França). É membro do Grupo de Estudos Nietzsche da Universidade de São Paulo e do Groupe International de Recherche sur Nietzsche, com sede na Europa. Professor do Departamento de Filosofia da UFPel, idealizou e coordena o ciclo “A Filosofia e o Cinema”.
GRUPO Literário da Bibliotheca reúne Gerson Sebaje, Vilma Vianna, Alma Berasain, Dionísia Ghiggi, Giséle da Silveira, Lia Rosa Duarte, Clara da Costa e Eny Zambrano. Em comum, o prazer de ler e escrever. Em atividade desde 2009, o grupo já publicou o volume “Contando Pelotas: 200 anos”. Mensalmente, os escritores promovem o “Conversa com autor”.