Jovem cantora de Pelotas ganha bolsa internacional
Renata Gonçalves é advogada, mestre em ciências políticas pela Universidade Federal de Pelotas e cantora lírica.
Nasceu em Jaguarão e mora em Pelotas, desde 2007. Descobriu a sua vocação para a música lírica aos 25 anos, e de acordo com o seu primeiro professor, o tenor João Ferreira Filho, Renata “tinha agudo demais” para ser usado na música popular e seria mais bem explorado no lírico.
Cantora gospel lançou o CD “Extraordinário” em 2015, produzido pelo produtor Leonardo Vegara. Atualmente, é aluna da professora Magali Richter na Universidade Federal de Pelotas e atua como colaboradora na orquestra de câmara da Universidade de Pelotas sob a regência do professor Tiago Ribas. Também participou do evento “Vozes Brasileiras”, promovido pela Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), onde também é coralista, sob a regência do Maestro Sérgio Sisto. Além disso, também participou do 6º e 7º Festival Internacional SESC de Música com a soprano Eiko Senda (Japão), Patrizia Morandini (Itália) e o tenor Lenine Santos (Brasil).
Recentemente foi aprovada como bolsista no Opera Studio Salta Lírica, na Argentina, onde terá a experiência de atuar em óperas pelo país. Esta é uma grande oportunidade para qualquer estudante de canto lírico, tendo em vista a tradição lírica da Argentina. Além disso, os professores do curso são cantores do elenco do Teatro Colón ou atuam como professores no mesmo Teatro.
Uma vez ao mês, Renata passa a viajar para a Argentina e assim que as apresentações iniciarem pode tornar-se regularmente. A cantora está buscando patrocinadores, que auxiliem em seus custos mensais. Para mais informações, entre em contato via e-mail: [email protected] ou pelo telefone (53) 98463-6633.