Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

JUDICIÁRIO : Digitalização da Justiça começa por Pelotas

JUDICIÁRIO : Digitalização da Justiça começa por Pelotas
27 julho
09:22 2021

A perspectiva gira em torno de que a partir de agosto e até o fim deste ano todos os processos que se encontram no Foro da Comarca de Pelotas sejam digitalizados.  E que até 2022 todo o sistema judiciário gaúcho também esteja digitalizado. A garantia foi dada pela desembargadora e corregedora-geral da Justiça do Rio Grande do Sul, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, durante sua visita a Pelotas, nesta segunda-feira(26).

A autoridade destacou a importância da digitalização 100% da Justiça para facilitar o andamento dos processos, aproximando cada vez mais o cidadão da Justiça. “Com o sistema virtual o Judiciário estará mais próximo do cidadão e suas demandas”, afirmou, durante encontro no Foro da Comarca de Pelotas, juntamente com o diretor do Foro, juiz Marcelo Malízia Cabral, e dos juízes-corregedores, Luiz Antônio de Abreu Johnson e Geneci Ribeiro de Campos.

Outra garantia da desembargadora é que o processo de digitalização dos processos, em larga escala, no Foro de Pelotas terá inicio no dia 9 de agosto. “A mudança trará rapidez e rotinas mais automatizadas”, explicou, confirmando ser Pelotas a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter digitalizados todos os processos que se encontram no Poder Judiciário.

Por sua vez, o juiz diretor do Foro confirmou que a Comarca possui 80 mil processos, dentre os quais 70% ainda são em “papel”, contra apenas cerca de 30% no sistema eletrônico. Além de Pelotas, o Foro da Comarca atende também os municípios de Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre e Turuçu. Todo o sistema será beneficiado pela digitalização.

“A digitalização está chegando para facilitar o trabalho do Judiciário como um todo, para quem serve e para quem necessita da Justiça”, destaca o magistrado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções