Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

JULHO AMARELO : Previsão de chuva transfere ‘Dia D’ de combate às hepatites virais

JULHO AMARELO : Previsão de chuva transfere ‘Dia D’ de combate às hepatites virais
23 julho
09:11 2019

Devido à previsão de chuva, a Prefeitura transferiu o “Dia D” de combate às hepatites virais, que seria esta quinta-feira (25), para a próxima semana: data ainda está em definição. A ação, promovida pelo setor de IST/DST da Secretaria de Saúde (SMS), ocorrerá no Largo Edmar Fetter, com a distribuição de materiais informativos sobre a doença e a aplicação de testes rápidos para hepatite tipo C. O objetivo é superar os resultados do ano passado, quando 340 exames foram feitos nas pessoas que circulavam pelo Centro da cidade.

Durante todo ano, a população pode procurar as unidades de saúde do município para realização de testes rápidos, destinados à identificação das hepatites B e C, além da Sífilis e do HIV. Mensalmente, cerca de 850 são realizados em Pelotas. Só em 2018, 69 casos relacionados à hepatite B foram identificados no município, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde, a maioria nos bairros Centro e Três Vendas.

A meta da Prefeitura prevê a realização de mais de mil exames só em julho, porque, desde o início do mês, Pelotas participa da campanha nacional de combate às hepatites virais – Julho Amarelo –, cujo ápice é 28 deste mês, Dia Mundial de Combate à doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades estão à disposição dos usuários para testagem rápida e vacinação contra as hepatites B e C.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções