Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Juliano Cazarré autografa “Pelas janelas” amanhã no Shopping

Juliano Cazarré autografa “Pelas janelas” amanhã no Shopping
07 dezembro
14:51 2013

O ator, escritor, roteirista e cineasta Juliano Cazarré autógrafa seu livro de poesias “Pelas janelas” no domingo(8), às 17h, na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas. Natural de Pelotas, Juliano foi criado em Brasília e tomou o mundo inteiro como seu CEP. Formado em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), atuou na tevê e no cinema em produções nacionais e estrangeiras. Em seu primeiro livro, se entrega à poesia.

O jeito especial, contemplativo e sensível, de Juliano ver o mundo, fica explícito em Pelas janelas, a primeira reunião de seus versos a ser publicada e que fala sobre as frestas por onde podemos espiar a vida. Impressionam as múltiplas facetas do autor, assim como o talento com que ele desempenha cada uma delas: roteirista, cineasta, ator e, a partir de agora, poeta. O ator Wagner Moura assina a orelha do livro e destaca a qualidade de Juliano como um artista completo. “De todos, o poeta é sem dúvida o sumo do sujeito que faz arte, pois todo artista o que quer é criar poesia”, resume Wagner.

Através das janelas, Juliano enxerga o mundo: ora em um detalhe, ora com uma visão mais ampla. Todos os ângulos e distâncias, entretanto, falam a uma gama enorme de pessoas — tudo porque seus poemas, que tocam no âmago, são universais. Assim, mesmo as janelas quase metafóricas, como aquela deixada pela queda de um dente de leite em uma criança, deixam a certeza de que, se olharmos para e através delas do jeito certo, encontraremos ali uma beleza antes insuspeitada.

Outras, mais reais, são igualmente vistas de uma forma delicada: o confessionário, os vidros do metrô e do ônibus, a fotografia, a abertura no caixão, o olho mágico em uma porta. O olhar de Juliano vai sempre além dos limites do horizonte e da própria definição do objeto de contemplação. Espalhadas emPelas janelas, e mesmo em sua capa, há fotografias de Diego Bresani, um dos artistas contemporâneos mais prestigiados.

 FAMÍLIA – Na vida pessoal, seus versos respondem por Inácio e Vicente, seus filhos. Com o dom da literatura no sangue, é filho do escritor e jornalista Lourenço Cazarré, vencedor do Prêmio Jabuti em 1998. Depois do sucesso do personagem Adauto em Avenida Brasil, atualmente vive Ninho, um dos protagonistas da novela Amor à Vida e nNo cinema está em cartaz no filme “Serra Pelada”.

SENHAS – A Livraria Vanguarda informa que haverá venda antecipada do livros nas lojas da rua Gonçalves Chaves e na filial do shopping, com direito à senha para sessão de autógrafos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções