JUSTIÇA : Pelotas agora é 100% digital
Por Augusto Santos
Um momento impar, de comemorações especiais pelo novo tempo vivido pela Justiça do Estado, com destaque ao sistema em Pelotas. Foi na tarde desta sexta-feira (14) quando a pelotense Iris Helena Medeiros Nogueira, desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul(TJ/RS) esteve na cidade para cerimônia de confirmação da finalização da digitalização dos processos físicos no Foro do município.
Acompanharam a desembargadora o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, e a presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do TJ/RS, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro. O diretor do Foro da Comarca de Pelotas, juiz Ricardo Arteche Hamilton, também se fez presente no momento e coletiva à imprensa.
Zero papel nas tramitações dos processos pela Justiça gaúcha. É o que já está valendo em Pelotas e outras 126 comarcas do Rio Grande do Sul, todas com 100% dos processos já digitalizados. Na Princesa do Sul, as autoridades informam que foram digitalizados 110 mil processos. A expectativa é que até o fim desde ano ou inicio de 2023 todas as comarcas gaúchas estejam com seus processos 100% digitalizados.
“Estamos comemorando um novo tempo para todos nós, agradecendo o comprometimento dos magistrados, servidores, estagiários, e todas as pessoas envolvidas nesse grandioso processo de modernização da Justiça do Rio Grande do Sul”, registrou a desembargadora Iris, salientando a agilidade no processo de digitalização em Pelotas, considerando que o mesmo se iniciou em agosto de 2021. Também comemorou o fato de a partir da digitalização um processo que tramitava em cerca de seis anos agora, eletronicamente, não ultrapassa um ano e meio.
O juiz diretor do Foro de Pelotas informou que a partir da segunda-feira (17) o Foro passará a contar com uma Central de Atendimento ao Público para prestação de informações a quaisquer dúvidas sobre procedimentos.
EVENTO
Mais tarde, a desembargadora participou no Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), da entrega de alimentos para o Movimento Rio Grande Contra a Fome. Os alimentos serão repassados pela Defesa Civil para famílias em situação de vulnerabilidade social.