Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

KAINGANG : Comunidade indígena reivindica área do município para ocupação

02 maio
09:16 2016

A vice-prefeita Paula Mascarenhas recebeu no Bistrô da Secretaria de Cultura, lideranças indígenas da etnia Kaingang, que estão acampados há mais de seis meses à beira da BR-392.

O motivo do encontro, que contou com a presença do coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Porto Alegre, Jorge Carvalho, foi dar continuidade às negociações de alocação da comunidade, que já apresentou à gestão municipal uma carta de intenção de fixar instalação em Pelotas.

Na reunião, Paula falou sobre a preocupação do Município de ter condições de assistir as 52 pessoas do grupo em todas as extensões, como moradia, saúde, educação e transporte: “precisamos ser realistas em relação às possibilidades limitadas e às carências que Pelotas apresenta nesta situação”.

A vice-prefeita levantou algumas opções de locais para a mudança, no entanto ainda é necessário verificar a atual situação legal dessas regiões.

REUNIÃO na prefeitura tratou da questão

REUNIÃO na prefeitura tratou da questão

As negociações continuam na próxima semana quando haverá uma nova reunião com a presença do prefeito Eduardo Leite, de representantes do Estado e das secretarias municipais de Educação e Saúde.

Nos próximos dias, a comissão representante da comunidade deverá visitar dois terrenos, um rural e outro urbano, sugeridos pela gestão municipal para o deslocamento efetivo.

Paula ainda levantou a possibilidade de ter um local temporário adequado para que os índios possam aguardar em segurança a mudança, já que o acampamento está instalado em uma área de risco.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Qualidade Ambiental, o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, e o ex-reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Jandir Zanotelli.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções