KARATE SHOTOKAN : Gaúchos na luta por título nacional
Uma delegação de 14 atletas vai representar os gaúchos no Campeonato Brasileiro de Karate Shotokan, que será realizado em Marechal Deodoro, em Alagoas, entre os dias 10 e 12 de novembro. É a equipe da Federação de Karate Shotokan do Rio Grande do Sul (FKSRS), que reúne academias de todo o estado. São 11 atletas de Pelotas, um de Jaguarão, um de Santa Maria e outro de Porto Alegre.
O presidente da FKSRS e responsável técnico pela Kiokay Karate, Clauder Betemps, diz que o propósito na competição é “coroar o trabalho feito o ano todo”. Uma forma de manter o legado, que começou em Pelotas na década de 70 com Osvaldo Marino Ramos e Élbio Dutra – os fundadores da federação. Existe, porém, a expectativa da conquista de título por equipe e nas disputas individuais.
Clauder cita o exemplo de Giovanna Bastos – atleta, que busca o terceiro título nacional. Jonathan Peres é mais um que já ganhou título no Brasileiro. Já Mauro Passos, de Jaguarão, chama atenção por ser campeão pan-americano aos 60 anos de idade. “O karate shotokan tem essa particularidade: vai dois oito anos e não tem limite máximo de idade”, explica o presidente da FKSRS.
VIAGENS – A equipe gaúcha – formada principalmente por pelotenses, porque a sede da federação é aqui – participa anualmente do Brasileiro. Esteve também em 2017 participando do Pan-Americano, que foi realizado no Espírito Santo. Na oportunidade contou com a presença de 23 atletas. Já disputou também duas edições de mundiais: 2011 na Escócia e 2013 no Japão.
Sem patrocínio, a federação custeia a taxa de inscrição da participação por equipe no Brasileiro e o uniforme dos atletas. As demais despesas são buscadas pelos atletas por meio de patrocínios individuais ou através de outras iniciativas. De acordo com Clauder Betemps, apenas um atleta tem o apoio da Prefeitura de Pelotas. É Robson Dias, da Ativa Karate, que é beneficiado por um dos programas de incentivo ao esporte.
ESTILO – Shotokan é um dos muitos estilos de karate. É o mais tradicional e o mais difundido a nível mundial. Segue a linha da Escola JKS (Japan Karate Shoto Federation). O principal mestre no Brasil é Sadamu Uriu, 9º Dan (maior graduação da modalidade), que ministra, na abertura do Brasileiro, um curso de aperfeiçoamento técnico. Depois serão dois dias de competições nas modalidades de kata (luta imaginária) e kumite (luta por pontos).
Lista de atletas
Clauder da Silva Betemps – Kiokay Karate
Eduardo de Carvalho Galli – Kiokay Karate
Juliana Almeida Studzinski Becker – Kiokay Karate
Giovanna Brião Bastos – Kiokay Karate
Criselen da Silveira Pagani – Kiokay Karate
Rodolpho Silveira Bonat – Kiokay Karate
Mauro Luis Passos Suarez – Shirodorá Karate
Robson Duarte Dias- Ativa Karate
Leonardo Mariano da Rocha – Shinjigenkan Institute
Jonathan Peres – Kiokay Karate
João Jair Rodrigues Romagnoli – Shinjigenkan Institute
Guilherme Rickes Soares – Kiokay Karate
Anderson Possa – Kiokay Karate
Maycon Sanyvan Sigales Gonçalves – Kiokay Karate