Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Lançado curso para jovens em situação de vulnerabilidade em Pelotas

Lançado curso para jovens em situação de vulnerabilidade em Pelotas
16 fevereiro
09:04 2022

O Município lançou, segunda-feira, o projeto Escalada, que vai oferecer um curso básico de capacitação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes das escolas do bairro Areal (foto). Esta é a terceira edição do programa Mapa de Oportunidades, do eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. A cerimônia de lançamento, que contou com o vice-prefeito Idemar Barz, ocorreu na Faculdade Anhanguera.

Com objetivo de prepara-los para o mercado de trabalho, cerca de 30 jovens, com idades entre 14 a 22 anos, receberão as aulas ministradas por professoras do curso de Psicologia e de Comunicação Social. “Esse é um projeto inovador e um dos braços do Pacto Pelotas pela Paz. São muitas instituições e entidades envolvidas nessa ação, unidas pelo desejo de que vocês tenham um futuro promissor e brilhante”, destacou Idemar.

O Mapa de Oportunidades, em 2022, ofereceu, na sua primeira edição, aulas de gastronomia, serviços de garçom e hotelaria para 15 pessoas, sendo seis imigrantes (do Projeto Estrada) e nove mulheres vítimas de violência (do Projeto Enfrentamento), atendidas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS). Na segunda edição, foram disponibilizados conteúdos de produção de salgados e artesanato para mulheres em situação de violência, dentro do mesmo projeto.

Ainda para este ano, está programada a execução do projeto Esperança, destinado a Monitorandos e Egressos do Sistema Prisional. Para o coordenador do programa, Gilnei Brauner, a elaboração desses projetos, voltados à comunidade, mostra o “compromisso e responsabilidade que a gestão pública municipal tem para com a sociedade”.

“Muitas pessoas que trabalham no serviço público e nas instituições parceiras se envolvem, todos os dias, para ver vocês, jovens, se desenvolvendo, estudando, trabalhando, sonhando grande e planejando coisas para o futuro. A gente sonha grande para construir uma cidade mais feliz e queremos que vocês sonhem junto com a gente, abraçando essa oportunidade”, frisou a coordenadora executiva do Pacto, Aline Crochemore.

Também participaram da abertura o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, a diretora da Faculdade Anhanguera, Betânia Damati, o coordenador do Sine, Glauber Burkle, e a psicóloga Raquel Gonçalves, representando a Coordenadoria Regional do CIEE-RS Pelotas.

Além da Anhanguera, da FGTAS/SINE e do CIEE, o projeto conta com as parcerias do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Delegacia da Receita Federal e da empresa Biscoitos Zezé.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções