Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

“Lanceiros Negros Farroupilhas” são tema de palestra

29 maio
14:36 2014

O Casarão 6 recebeu nesta tarde (28/05/2014) a terceira edição do “Conversas do Dia do Patrimônio”. O evento, que reuniu em torno de 40 pessoas, teve como tema“Lanceiros Negros Farroupilhas: história, memória e identidade”, desenvolvido pelo historiador Vinicius Pereira de Oliveira.

O historiador Vinícius esteve palestrando durante o evento Foto: Rafa Marin

O historiador Vinícius esteve palestrando durante o evento
Foto: Rafa Marin

Vinícius mostrou fotos de personalidades da história do Estado, tais como, David Canabarro, Giuseppe Garibaldi e Bento Gonçalves. Para fazer um contraponto, o palestrante mostrou a imagem de um negro e questionou se os presentes o conheciam. O negro é Antônio Ribeiro, o corneteiro de Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha.

“Os Lanceiros Negros foram soldados escravos que lutaram no Exército Farroupilha com a promessa de liberdade”, explicou o historiador. Todavia, continuou Vinícius, indícios levam a crer que os negros foram traídos pelos próprios Farroupilhas no final do conflito, a chamada Batalha de Porongos, em que os negros foram desarmados e massacrados. Isto se deu pelo fato do país ainda continuar escravista após a Revolução Farroupilha, a promessa de liberdade não poderia ser cumprida.

O historiador destaca que, com base nesta questão histórica da participação dos negros na Revolução, hoje em dia é bastante discutida a memória e a identidade dos mesmos, buscando dar destaque para a participação dos escravizados. Tradicionalmente se ressalta apenas a participação dos líderes farroupilhas, que eram estancieiros, latifundiários, participantes da elite e brancos, mas não é comentado que em torno de 50% do Exército Farroupilha era constituído por negros escravos.

Em sua conclusão, Vinícius explica que está sendo trazida à tona atualmente a importância que os negros tiveram por meio de movimentos sociais, novas pesquisas históricas, dentre outros. Também é preciso construir a identidade dos negros como gaúchos, já que muitas vezes estas duas imagens não são associadas.

Confira um breve perfil sobre o palestrante da tarde: Licenciado e doutor em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vinicius tem experiência em pesquisa nas áreas de história do Brasil e do Rio Grande do Sul; escravidão e afrodescendência; patrimônio imaterial, memória e identidade. Atuou em estudos para regularização de comunidades remanescentes de quilombos, bem como compôs a equipe do INRC Massacre de Porongos, desenvolvido pelo Iphan. Atualmente é professor no IFSUL (Campus CAVG).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções