Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

LARANJAL : Campanha busca voluntários para manutenção do Trapiche

LARANJAL : Campanha busca voluntários para manutenção do Trapiche
03 fevereiro
09:35 2014

O advogado Claudio Montanelli quer reunir pessoas que estejam dispostas a ajudar no restauro e manutenção do ponto turístico

O abrigo para pescadores, que deu origem ao que hoje conhecemos como o trapiche da Praia do Laranjal foi construído na década de 1970, por pescadores associados ao Valverde Praia Clube. Na década de 1980 foi construída a passarela de 450 metros, e assim constitui-se o famoso ponto turístico de Pelotas, mas com os anos o Valverde Praia Clube, ficou sem condições de manter trapiche, e o mesmo foi ficando deteriorado. E em 2010 foi interditado, e só voltou à ativa em 2012 depois de uma reforma que foi feita em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas (Sinduscon).

PRIMEIROS voluntários para a reforma do Trapiche, Eduardo Fagundes e Claudio Montanelli. Foto: Alisson Assumpção/DM

PRIMEIROS voluntários para a reforma do Trapiche, Eduardo Fagundes e Claudio Montanelli.
Foto: Alisson Assumpção/DM

E novamente o ponto turístico do Laranjal está precisando de manutenção, e com a ideia de buscar apoiadores para o trapiche que o advogado Claudio Montanelli está criando um grupo com o intuito de reunir pessoas que estejam dispostas em manter o trapiche em pé. “A única saída para que ele continue inteiro e bem cuidado, para que todos possam visitá-lo é se a iniciativa privada unir esforços para os reparos que ele necessita”, disse Montanelli.

E o trapiche já tem seu primeiro apoiador, o Bric Quebra Galho, que fica na Rua Barão de Santa Tecla, 768, vai realizar as trocas dos pregos que estão danificados na estrutura do local, substituindo-os por parafusos que são mais resistentes. “Não vamos fazer uma reforma geral, e sim uma restauração no que é necessário no momento”, disse o proprietário o Bric Quebra Galho, Eduardo Fagundes.

Segundo Montanelli a manutenção do ponto turístico também tem apoio da Secretária de Turismo de Pelotas, que disponibilizará periodicamente guarda municipal para o local.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções