Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

LARANJAL : Nível das águas é estável

03 novembro
08:49 2015

Nível da Lagoa está em 1,40 metro, não há mais casas com água no Laranjal e as ruas estão transitáveis

EQUIPES da prefeitura trabalham para diminuir transtornos da população atingida

EQUIPES da prefeitura trabalham para diminuir transtornos da população atingida

As últimas informações da Defesa Civil informam que, pela manhã a Lagoa dos Patos marcava 1,40 metro – ontem estava 1,35 metro -, com ventos fortes Sudeste/leste.

As ruas do Laranjal encontram-se praticamente secas, com poucas exceções e não há mais casas com água. Alguns pontos de alagamento em via que não impedem o trânsito de veículos. Prosseguem as ações de recuperação das vias, coleta de lixo e de descarte de móveis danificados pelas inundações. Há 14 pessoas em abrigos, oriundos da Barra.

Na Colônia de Pescadores Z3 o número de desabrigados caiu para 24 – a localidade do Cedrinho segue alagada, o que impede o retorno das famílias às suas casas.

A prefeitura não tem acesso às medições do Canal São Gonçalo, feitas pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), durante o fim de semana e feriado.

Sanep conclui dique de contenção

 Estrutura de 1,8 km isola do banhado a zona residencial do Valverde e Novo Valverde, potencializando a capacidade de drenagem da Casa de Bombas 

O Sanep concluiu no fim da tarde des sexta-feira a construção do dique de contenção localizado no limite da área habitada do Valverde com o banhado. A estrutura foi viabilizada de forma emergencial para resolver o mais rápido possível o problema de alagamento daquela região, que permanece quase inalterado há mais de duas semanas.

OBRA tem como objetivo resolver problemas de alagamentos da região atingida pelas cheias Foto: Rafa Marin

OBRA tem como objetivo resolver problemas de alagamentos da região atingida pelas cheias
Foto: Rafa Marin

O dique é uma barreira de contenção de três metros de altura e 1,8 km de comprimento que proporciona que as bombas trabalhem exclusivamente na área residencial, o que potencializa o escoamento e evita o retorno das águas drenadas. Uma comporta móvel de seis metros ficou aberta hoje porque a direção dos ventos estava favorável à saída das águas para o banhado. Assim que a situação mudar, a comporta será fechada.

Trata-se de uma medida paliativa, que busca livrar mais de 10 mil pessoas da situação de desalojamento ou isolamento por causa das cheias. “Uma solução definitiva para a segurança de todo Laranjal já está em estudo e terá projeto encaminhado ao Ministério da Integração Nacional (MI) em breve”, declarou o prefeito Eduardo Leite.

CONCEPÇÃO DO DIQUE

A prefeitura aproveitou a estrutura de talude existente no local e aumentou a altura de forma significativa e 25% da extensão, para fazê-lo chegar à beira da Lagoa dos Patos. O trabalho do Sanep incluiu ainda refazer partes que haviam desmoronado por causa da excessiva quantidade de água no local.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções