LARANJAL : Pavimentação da Espírito Santo chega à rua Porto Alegre
Parte da avenida Espírito Santo, no Laranjal, está com novo visual. A pavimentação com blocos intertravados de concreto (unistein), em uma das pistas, chega à esquina da rua Porto Alegre. Na sexta-feira, o serviço da placa de bater foi realizado, antecedendo o trabalho do rolo compressor do calçamento.
Em paralelo, retroescavadeira aprofundou o canal, na esquina da rua Marau, onde será instalada tubulação de um metro de diâmetro. É a primeira travessia da Espírito Santo a passar pelo processo de otimização de drenagem. Todas as demais, onde o canal é aberto, terão a intervenção.
O secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, antecipa que as intervenções em travessias também chegarão à rua Vinte e Nove, onde está o canal que conduz as águas pluviais que desembocam da Espírito Santo até a casa de bombas. O Sanep, parceiro da requalificação daquela área, vai substituir a bomba por uma mais potente, para garantir maior eficiência à drenagem. Onze travessias da rua Vinte e Nove terão a tubulação substituída.
O próximo passo, na Espírito Santo, será o início das escavações para o novo sistema de drenagem no trecho onde o canal é fechado – entre a rua Porto Alegre a avenida Rio Grande do Sul. Enquanto essas intervenções ocorrem (início previsto para a próxima semana), o material da pista será escavado para preparação da base para a pavimentação.
A outra pista não será pavimentada enquanto as obras nas travessias não forem concluídas. No entroncamento das três avenidas – Espírito Santo, Senador Joaquim Augusto de Assumpção e Artur Augusto Assumpção -, o novo sistema de drenagem foi concluído, com três tubos de mil milímetros de diâmetro, assentados sobre uma laje e envelopados com concreto. O local, agora, recebe brita graduada para base da pavimentação.