Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

LEI : Ônibus contarão com sistema de alerta interligado à SSP

LEI  : Ônibus contarão com sistema de alerta interligado à SSP
25 janeiro
08:43 2018

Prefeita sancionou lei que regulamenta instalação de “botão pânico” nos coletivos

O transporte público em Pelotas irá contar com um sistema de alerta interligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP). O acionamento de um “botão pânico” informará silenciosamente o Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), da Guarda Municipal, quando um coletivo estiver sob a mira de assaltantes. A prefeita Paula Mascarenhas sancionou nesta quarta-feira a lei de autoria do vereador Éder Blank (PDT) que regulamenta o dispositivo. Na sequência, forças policiais debateram as estratégias conjuntas para reforçar a proteção aos trabalhadores e usuários do serviço.

VEREADOR Eder Blank é autor da Lei que tenta mais segurança aos trabalhadores FOTO: Gustavo Vara/Ascom/DM

VEREADOR Eder Blank é autor da Lei que tenta mais segurança aos trabalhadores
FOTO: Gustavo Vara/Ascom/DM

A Câmara Técnica de Planejamento Estratégico do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) discute e avalia semanalmente as ações realizadas e define conjuntamente os próximos passos. Nesta quarta-feira, o grupo se reuniu na Prefeitura onde alinhou a resposta policial com o ingresso da ferramenta e estratégias para qualificar a segurança em toda a cidade. “Este sistema oferecerá uma segurança maior para a categoria e passageiros, por isso é importante o treinamento dos profissionais que farão uso nos ônibus e também no Ciom”, destacou Paula.

TEMPO REAL

Conforme a lei 6.543, as empresas do Consórcio do Transporte Coletivo do Município terão 60 dias para instalar em cada ônibus urbano e interdistrital o sistema de alerta em local discreto para acesso fácil de motoristas e cobradores.

Aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo, a iniciativa cria um canal de informação em tempo real entre os trabalhadores do setor e a polícia.  O acesso à ferramenta será compartilhado pelos órgãos de segurança pública que permanecem integrados no planejamento estratégico, de inteligência e no enfrentamento e prevenção da violência.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções