Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

Leis de incentivo vão garantir restauro de prédios históricos

Leis de incentivo vão garantir restauro de prédios históricos
15 junho
08:37 2018

O reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas como Patrimônio Material Brasileiro ganhou mais um incentivo. Em cerimônia realizada quarta-feira, no estande da Prefeitura na 26ª Fenadoce, a prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Vitor Hugo Alves, anunciou a restauração de cinco prédios históricos do município, por meio das Leis de Incentivo a Cultura (LIC) e Rouanet.

O primeiro a receber a restauração será o Castelo Simões Lopes, através do Instituto Eckart. Conforme informou a diretora de projetos da instituição, Clarice Ficagna, a requalificação dos jardins, muros e garagem está orçada em R$ 800 mil e as obras iniciam-se no mês de julho. Esta primeira etapa da reforma será custeada pelas indústrias arrozeiras SLC Alimentos, Camil e Engenho São Bento.

“Comemoramos nesta cerimônia a nossa força de trabalho coletivo, que garantirá a restauração de prédios tão importantes para a história do nosso município”, destacou Paula.

Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Porto, será “Patrimônio Municipal”, o que garantirá acesso aos recursos.

Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Porto, será “Patrimônio Municipal”, o que garantirá acesso aos recursos.

Através da coordenação do Instituto Surya, também receberão restauro o Clube Comercial – troca do telhado –, a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula – restauro da torre norte -, o Palacete Paysandú e a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Participaram do ato os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Fernando Estima; de Cultura, Giorgio Ronna; de Governo, Clotilde Victória; e de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel. Os vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB) e Dila Bandeira (PSDB) também estiveram presentes.

Após a cerimônia, a prefeita visitou alguns estandes da 26ª Fenadoce, acompanhada pelo secretário estadual Vitor Hugo. Ao fim do passeio, participou de happy hour oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas aos patrocinadores, parceiros e apoiadores da festa.

REFORMA DA CATEDRAL

A Catedral São Francisco de Paula, incluída no Conjunto Histórico reconhecido pelo Iphan, já recebeu reformas nas janelas e portas. A restauração destas partes foi garantida através da indústria alimentícia Josapar. O projeto de restauro da torre norte está em fase de captação de recursos.

A IGREJA DO PORTO

Paula referiu-se à Igreja Sagrado Coração de Jesus como “uma joia encrustada no Porto de Pelotas” para anunciar ao público que ela irá se tornar Patrimônio Municipal. O pároco da Igreja do Porto, padre Wilson da Mota Fernandes, acompanhou a cerimônia. O reconhecimento facilitará o acesso às leis de incentivo para que o prédio religioso também possa passar por reforma.

SIMÕES LOPES EM PÁGINAS E LETRAS

Após a apresentação dos prédios que receberão restauro através da LIC e Lei Rouanet, o secretário estadual prestou homenagem à chefe do Executivo Municipal. Um livro produzido pelo Governo do Estado, que conta a história de João Simões Lopes Neto, foi entregue à prefeita como homenagem por seu trabalho como presidente do Instituto Simões Lopes e pelo trabalho de preservação arquitetônica da cidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções