Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

LEOCÁDIA : UBS reinaugurada é a 14ª requalificada por apenados

LEOCÁDIA  : UBS reinaugurada é a 14ª requalificada por apenados
15 dezembro
09:46 2016

O prefeito Eduardo Leite reinaugurou,  segunda-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leocádia, no Areal, a 14ª requalificação feita por meio do projeto Mão de Obra Prisional no SUS. A UBS é a última a ser reformada pela iniciativa que envolveu 34 apenados do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas.

“Um prefeito costuma ser cobrado pelas obras físicas. O mais importante neste projeto, contudo, não é apenas a reconstrução de uma UBS, mas a reconstrução da dignidade humana”, enfatizou Eduardo.

Moradores e funcionários da UBS Leocádia que acompanhavam a reinauguração destacaram as melhorias após a reforma. “Era difícil cobrar da população uma boa higiene pessoal quando o local onde eram atendidos era insalubre”, lembrou a enfermeira Nara Leripio. “Agora temos uma unidade de saúde linda e limpa.”

O prédio recebeu pintura interna e externa, revestimento cerâmico em três salas, troca de pisos, reposição e troca de parte da platibanda, novos rebocos, impermeabilização das lajes, conserto e pintura do mobiliário, jardinagem e identificação visual. O investimento total da prefeitura foi de aproximadamente R$ 22 mil. A estrutura também conta com oito computadores e sistema informatizado.

“Tinha muito mofo, pintura feia, sem vida. Agora está lindíssima, tudo foi feito no capricho. A gente se sente melhor ao chegar aqui”, destacou Claudete Maria Garcia, que mora próximo ao local há 30 anos. A importância do projeto, para ela, vai além. “É uma oportunidade que dá forças a essas pessoas. Elas passam a acreditar que terão um futuro.”

A secretária de Saúde, Arita Bergmann, evidenciou valores da gestão refletidos no projeto de utilização de Mão de Obra Prisional – carinho e capricho. “Saúde sempre foi nossa prioridade e tivemos respaldo para chegar a todos os cantos do Município.”

PRÉDIO também conta com oito computadores e sistema de prontuário informatizado

PRÉDIO também conta com oito computadores e sistema de prontuário informatizado

Participaram da celebração o coordenador do projeto Mão de Obra Prisional no SUS, Leandro Thurow; o diretor do Presídio Regional de Pelotas, Guilherme Ulguim; e o assessor especial Paulo Morales.

O PROJETO

O convênio entre a prefeitura e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para a utilização da mão de obra de apenados do regime semiaberto do Presídio na manutenção de prédios públicos do Município foi firmado em 19 de agosto de 2015.

Desde então, foram requalificadas 13 UBSs: Getúlio Vargas, Cerrito Alegre, Barro Duro, Cordeiro de Farias, Navegantes, Unidades do Fraget, Corrientes, PAM Fragata, Cohab Pestano, Pedreiras, Monte Bonito, Unidade de Assistência à População Kaingang Egnytigjy e Leocádia. Além disso, um prédio da Secretaria de Saúde (SMS) passa por reforma.

Em janeiro de 2016, a parceria se estendeu à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), quando um grupo de detentos passou a atuar também na limpeza de valetas.

O projeto, de iniciativa da SMS, teve destaque nacional ao receber o 4º lugar no País no Prêmio InovaSUS 2015, promovido pelo Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções