LEOPOLDO BROD : Projeto prevê requalificação completa da avenida
Empresários estabelecidos na avenida Leopoldo Brod, entre avenida Fernando Osório e BR-116, na zona norte do Município, reuniram-se com o prefeito Eduardo Leite, terça-feira, para defender a prioridade de requalificação completa daquele lado (esquerdo, sentido Centro/bairro), onde estão sediados indústria e comércio de natureza diversificada.
O prefeito explicou que o projeto de requalificação completa existe e está aprovado. A alternativa de segmentar a extensão, optando por iniciar pela área residencial, dá-se pela absoluta indisponibilidade de recursos para tudo. “No entanto, há caminhos para abrir espaço no orçamento e estamos caminhando por eles. A Leopoldo Brod é prioridade”, afirmou Eduardo.
O lado esquerdo da avenida Leopoldo Brod, da Fernando Osório até a BR-116, tem 1,6 quilômetro de extensão. Um terço daquele trajeto receberá pavimentação em asfalto, calçadas, drenagem pluvial, esgoto, acessibilidade e sinalização horizontal e vertical – exigências do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Pavimentação).
PROVIDÊNCIAS
“Encaminhamos pedido junto à Caixa Federal, desde o ano passado, e fui a Brasília há um mês para solicitar que seja aberta uma linha específica de financiamento às contrapartidas que cabem à prefeitura nos grandes projetos”, informou o prefeito. Se a instituição financiar contrapartidas, abre-se espaço de R$ 15 milhões no orçamento do Município, permitindo a execução completa das obras de requalificação da avenida Leopoldo Brod.
A prefeitura também está percorrendo o caminho de financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) – Governo do Estado.
CAUSA
A insuficiência de recursos para a obra completa da avenida Leopoldo Brod tem como causa a mudança de programas do Governo de financiamento para o setor público. O projeto daquela via, assim como de outras, data do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades, cujas exigências não contemplavam calçadas, drenagem e esgoto, resumindo-se à pavimentação.
O dinheiro do Pró-Transporte não saiu. O programa mudou para PAC-Pavimentação e o financiador da nova versão exige projetos que contemplem a infraestrutura completa de calçadas, drenagem e esgoto. Essa alteração aumentou sobremaneira as contrapartidas.
“Minha opção e orientação de Governo é a seguinte: se não der para fazer tudo, faz-se o que der e de modo bem feito”, afirmou o prefeito Eduardo, dizendo que não existe, de imediato, recursos para tudo. No entanto, haverá qualidade na parte requalificada e o restante da extensão da Leopoldo Brod continuará ocupando lugar prioritário nos planos de requalificação.
MELHORIAS
Atendendo solicitação dos empresários, o prefeito encaminhará de imediato a solução para um problema de alagamento em determinado ponto daquela avenida. Serão levantadas as causas e a procedência do excesso de água que se acumula no leito e, para resolver o problema, haverá intervenção de drenagem.