LIBERTADORES : No Chile, Internacional inicia sua trajetória
Por: Henrique König
Esta é a segunda fase de mata-matas que antecede a entrada nos grupos da Copa Libertadores. O Internacional começa o seu caminho em Santiago, diante da Universidad do Chile. A partida é cedo: 18 horas desta terça. O Colorado busca o tricampeonato da competição continental, sendo o campeão de 2006 e 2010.
10 anos depois, o torcedor supersticioso vai apoiado nessa coincidência, além de novamente o time ser treinado por um técnico estrangeiro. Em 2010, era o uruguaio Jorge Fossati quem iniciou o trabalho finalizado por Celso Roth. Em 2020, a equipe mostra bons indícios sob o comando do argentino Eduardo Coudet. No Gauchão, a rotatividade e a movimentação com os atletas têm apresentado resultados no ataque. Na defesa, as correções mais urgentes são na temível bola aérea, responsável pelos gols sofridos no ano até aqui.
Tranquilo e classificado para as semifinais do turno no Campeonato Gaúcho, com três vitórias e o empate diante do Ypiranga em Erechim, o Internacional agora vai focado no principal objetivo do ano, a Libertadores. Com a delegação completa, o provável Inter tem: Lomba; Rodinei (Heitor), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Moisés; Musto; Edenilson, Rodrigo Lindoso e Patrick; D’Alessandro e Paolo Guerrero.
Do outro lado, o adversário vem na conturbada situação do Chile, em ondas de protestos desde o fim de 2019, contra o governo de Sebastián Piñera. Dessa vez em outra pauta, a morte de um torcedor atropelado por policiais polemizou totalmente a rodada do Campeonato Chileno, com diversas manifestações nas tribunas dos estádios pelo país.
A Universidad do técnico Hernán Caputto aposta as fichas no atacante Larrivey, que atravessa grande fase. O time chileno venceu o Curicó Unido por 5×1 na última rodada.