Diário da Manhã

sábado, 04 de janeiro de 2025

Notícias

LIMITE : Brasil para nas semifinais

27 março
09:02 2014

Sonho de chegar à final do Campeonato Gaúcho é desfeito com derrota de 2 a 1 para o Grêmio na Arena

Os rubro-negros sonhavam com a vaga na final do Campeonato Gaúcho. Mas não será ainda desta vez que o Brasil terá a condição de disputar o título estadual. Nesta quarta-feira, o time de Rogério Zimmermann foi eliminado nas semifinais do Gauchão ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. A derrota não desfaz a grande campanha realizada pela equipe na competição.

Zimmermann surpreendeu na escalação, colocando Márcio Hahn no meio-campo, com a saída do atacante Nena. Assim, Alex Amado ficou com a missão de puxar os contra-ataques, enquanto Cleiton e Túlio Souza se juntavam ao atacante na composição ofensiva. O experiente Fernando Cardozo apareceu na zaga, entrando no lugar de Ricardo Bierhals.

Leandro Leite e Ricardo Scheneider pressionam Riveros : Brasil perde para o Grêmio, mas completa grande campanha no Gauchão 2014 - Foto: Lucas Uebel/GFPA

Leandro Leite e Ricardo Scheneider pressionam Riveros : Brasil perde para o Grêmio, mas completa grande campanha no Gauchão 2014 – Foto: Lucas Uebel/GFPA

Nos primeiros 30 minutos, o Brasil controlou o jogo, com eficiente marcação sobre os jogadores de ataque do Grêmio. Além da marcação implacável, o time pelotense tinha chegada ao ataque. O Tricolor foi conseguir sua primeira finalização, aos 35 minutos, com Ramiro chutando de fora da área e Luiz Müller tocou a bola para escanteio.

Mas o primeiro descuido foi fatal. Luan lançou Dudu, aos 38 minutos. O atacante cruzou rasteiro para área e Fernando Cardozo marcou contra ao tentar cortar a trajetória da bola. No final do primeiro tempo, Ricardo Schneider concluiu uma jogada de bicicleta, fazendo o gol, mas a arbitragem marcou impedimento de Washington.

O golpe mais duro veio logo no começo do segundo tempo. Wender tentou mandar a bola para o ataque, Luan interceptou com a mão e arrancou livre para fazer o segundo gol do Grêmio. O Brasil ganhou ainda esperança no fim da partida, depois que, aos 40 minutos, Gustavo Papa, de cabeça, fez o gol, aproveitando cruzamento de Raulen.

Fernando Cardozo disputa lance com Barcos na vitória do Grêmio por 2 a 1 na Arena, eliminado o Brasil nas semifinais Foto: Lucas Uebel/GFPA

Fernando Cardozo disputa lance com Barcos na vitória do Grêmio por 2 a 1 na Arena, eliminado o Brasil nas semifinais
Foto: Lucas Uebel/GFPA

Vaga certa na Copa do Brasil

O Brasil tem muito que festejar como frutos da boa campanha no Campeonato Gaúcho. Além de ter conquistado o título do interior, o time xavante assegurou também presença na Série D do Campeonato Brasileiro, que será realizada a partir de julho. Com a derrota do Caxias para o Internacional na outra semifinal do Gauchão, o Rubro-Negro está também confirmado na Copa do Brasil de 2015.

De todos os objetivos traçados para serem buscados (um de cada vez) ao longo da competição, faltou apenas a conquista de vaga na final do Campeonato Gaúcho. Mesmo com os dois gols sofridos na Arena, o Brasil fechou o Gauchão com a melhor defesa, com apenas oito gols em 17 jogos.

Ficha Técnica

GRÊMIO (2)

Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros (Alan Ruiz) e Ramiro; Luan (Geromel) e Dudu (Yuri Mamute); Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

BRASIL (1)

Luiz Müller; Wender, Ricardo Schneider, Fernando Cardozo e Rafael Forster (Wender); Leandro Leite, Washington, Cleiton, Márcio Hahn e Túlio Souza (Gustavo Papa); Alex Amado (Nena). Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Fabrício Neves Correa; assistentes: José Javel Silveira e José Eduardo Calza. Cartões amarelos: Wendel e Barcos (G); Wender, Leandro Leite, Márcio Hahn e Cleiton (B). Gols: Fernando Cardozo (contra – 38min do primeiro tempo); Luan (3min) e Gustavo Papa (40min do segundo tempo).

Gre-Nal para decidir título estadual

Wellington Paulista marca dois gols e Inter avança à final do Gauchão Foto: Assessoria Inter

Wellington Paulista marca dois gols e Inter avança à final do Gauchão
Foto: Assessoria Inter

Depois de três anos, o Campeonato Gaúcho volta a ser decidido no Gre-Nal. Grêmio e Internacional garantiram classificação à final da competição nesta quarta-feira. Os clássicos decisivos serão realizados no dia 30 de março, na Arena; e 13 de abril, no Beira-Rio. Entre os dois jogos finais do Gauchão, o Colorado terá (dia 6) a festa de inauguração do seu estádio, que foi reformado para a Copa do Mundo.

O Grêmio não disputa a final do Gauchão desde 2011. Mas desta vez não desperdiçou a chance de ser finalista. O time treinado por Enderson Moreira derrotou o Brasil por 2 a 1 na Arena. Já o Inter, que busca a conquista do tetracampeonato, não poupou o Caxias. Fez 3 a 0 na partida disputada no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

A superioridade colorada começou a se materializar aos 22 minutos do primeiro tempo, quando Gilberto cruzou da direita e Wellington Paulista se antecipou o marcador para mandar a bola para a rede. O Caxias se jogou para o ataque e chegou a dar trabalho para a defesa do Inter. Mas, aos 42, Alex chutou de fora da área e ampliou a vantagem.

Logo no começo da segunda etapa, Jorge Henrique cruzou para a área e Wellington Paulista fez 3 a 0. O Inter poderia ter goleado. Desperdiçou várias chances de gol – a mais clara delas com Fabrício, que cabeceou para fora, quando estava em baixo do travessão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções