LITERATURA : Diante do fim o peso dos erros
Escritor de 21 anos, Leonardo de Andrade, sábado lançará a editora “Fugitivo Literário” e novo romance
Por Carlos Cogoy
Autor diante de grave enfermidade, que sinaliza para a possibilidade do fim, reavalia sua existência. Desamor, egoísmo, equívocos e mesquinhez, desfilam como lembranças pesadas. Nesse abismo, remorsos e dúvidas. Para atenuar a queda, algumas justificativas. Como inusitado, porém, um personagem que tanto atemoriza, quanto instiga a curiosidade: senhor Morte. Para saber o desfecho da trama, autoria do escritor riograndino Leonardo de Andrade (21 anos), sábado ele estará lançando seu sétimo livro “Senhor Morte”. Além dos autógrafos, a programação no Bem Brasil – lojas 14 e 15 – no Mercado Público, também estará assinalando a inauguração da editora Fugitivo Literário. O selo editorial é criação conjunta de Leonardo e a companheira Ketlen Aires. O evento terá início às 19h, com a recepção ao público. Às 20h, “leitura fantástica” e apresentação da editora. Às 21h, lançamento do novo romance de Leonardo.
LIVROS – Leonardo publicou o primeiro livro aos quinze anos. Ele já lançou: “As crônicas de um arqueiro”; “Outra era”; “Ídolo quebrado”; “Verde Escuro”; “Abismo Final”; “Filósofo Suicida”. Sobre o novo livro, divulga: “O Senhor Morte é um novo romance, dessa vez mais pesado que o anterior. É um drama que gira em torno do personagem David, um escritor que recebe uma proposta indecorosa da Morte: substituir o seu lugar. Ou seja, um dia, depois que o David descobriu câncer terminal, o Morte, a personificação dessa figura, senta ao seu lado e lhe faz essa pergunta. Então, toda a trama gira em torno das decisões da vida de David e de seu passado, sendo que o protagonista sempre foi egocêntrico e egoísta, não ligando para ninguém em sua vida. Ele decide repensar os seus últimos dias, e tentar mudar tudo. O universo em que o livro se passa é o mesmo de ‘Filósofo Suicida’, mas menos fantasioso”. A publicação é pelo selo Fugitivo Literário.
EDITORA – Sobre a editora ele menciona: “Os livros são muito caros, e precisamos mudar isso. Existem também muitos livros estrangeiros no mercado, e pouco incentivo à literatura brasileira. Principalmente, não surgem novos autores no mercado, porque não existe espaço para eles. Nós queremos criar espaço. Queremos que a literatura seja amplamente divulgada, e criar nome para esses novos autores, dando perspectiva de páreo, nas vitrines das livrarias, com escritores consagrados. Acreditamos, e estou muito identificado com isso, na literatura independente. Como forma de divulgar o nosso trabalho, e criar acesso à literatura, todos os livros da editora são disponibilizados, gratuitamente, em eBook. Basta acessar, fazer download no formato que quiser, e sair lendo”.