LITERATURA : Encontro reúne leitoras de obra ambientada no Capão do Leão
No Dia da Mulher, live às 20h sobre o livro “Granito”
Por Carlos Cogoy
Uma saga familiar que atravessa gerações, e tem como cenário o Capão do Leão, Bagé e Pelotas. Em seiscentas páginas, a autora porto-alegrense Janice Barth, desenvolve o romance “Granito”, que tem capítulos dedicados à Revolução Federalista (1893/95).
Na trama que alterna os anos sessenta do século XX, e o fim do século XIX, além dos personagens, também a natureza é protagonista. E autora abole a fronteira entre presente e passado, apresentando um portal encravado num granito leonense. No romance histórico, amores, traições, disputas e poder. O lançamento na região ocorreu ano passado.
Já neste ano, a autora tem mediado lives, com diferentes abordagens sobre o livro. Nesta terça, acontece a terceira. Para acessar os debates, acesse o canal Janice Barth no Youtube.
DIA DA MULHER – Às 20h, desta terça, live reunindo leitoras da obra. A escritora divulga que convidou leonenses para participar.
Estão convidadas: policial militar Rejane Vieira; pedagoga Larissa de Oliveira; educadora Gilciane Baldassari.
Como temática, as personagens femininas no romance histórico. As protagonistas Laura e Isabel, bem como as impressões sobre a obra, estarão entre as abordagens.
Em lives anteriores, houve temas como: Os aspectos históricos no romance Granito, com os historiadores Joaquim Lucas Dias dos Santos e Jaime Barbosa Viviam Jr, e o administrador Jairo Costa; Conversando sobre Granito, que reuniu os debatedores Tânia Marques, Carlos Cogoy (DM), e André Rios.
Em Pelotas, o livro pode ser adquirido na Vanguarda. Encomendas no email: [email protected]
AUTORA Janice Barth foi comissária de voo, residiu em São Paulo, Rio de Janeiro, Canadá e EUA. De volta à cidade natal, foi professora universitária na Unisinos, Faculdades Riograndenses e São Judas Tadeu.
“Granito” é o romance de estreia na literatura.