LITERATURA FANTÁSTICA : Escritora pelotense é sucesso
Por Maria da Graça Vignolo
Ela nasceu Juliana Andrade Lund e no próximo dia três completará 32 anos. Escreve, desde a adolescência, textos autobiográficos e é apaixonada pela saga Crepúsculo. Em abril de 2010, por insistência do marido Jeferson Sigales, criou o Portal Ju Lund, sobre Literatura. A ideia inicial era compartilhar as paixões e diminuir a ansiedade.
Como todo o início, esse também foi difícil, pois estava sozinha. Mas, rapidamente, passou a receber ajuda de colaboradores, se tornando uma “relação de amor sem pretensões”, conforme costuma afirmar. Hoje,o Portal Ju Lund, conta com 17 colaboradores, mais de um milhão de leitores e também possui coluna de filmes, notícias e variedades.
A partir do portal, do amor pela literatura e do gosto pela escrita, Ju Lundfoi incentivada, mais uma vez pelo marido, a passar para o papel “seus sonhos um tanto malucos”, segundo suas palavras. Já que os narrava tão bem por que não colocá-losno papel? Em alguns minutos, escreveu da primeira linha ao ponto final de seu primeiro conto.
Outros vieram e, sem revisão ou qualquer polimento, elas os publicava diretamente no portal.Então surgiu a oportunidade de lançar o conto “Anunciação”no livroColeção Sobrenatural: Vampiros.
Em 2013 o maior sonho se tornou realidade, a escritora pelotense Ju Lund lançou seu primeiro livro, “Doce Vampira”, um romance queerchick, sobre a jovem Eduarda e a vampira Ester, lançado pela Editora Ornitorrinco.
Novamente vampiros estavam presentes na história. Mas, como a própria autora faz questão de explicar,“não escrevo terror, vampiros sim, mas terror não. Gosto de desenvolver qualquer ser diferencial e fantástico, desde que misturado ao romance – meu pilar principal. Doce Vampira, por exemplo, é um romance com drama”. A aceitação do público foi tão positiva que Juliana está escrevendo a continuação do que será uma trilogia.
Mas não é só isso, em um tempo em que a crise afeta a todos os segmentos, livros ainda têm muita procura. Por essa razão “Doce Vampira” será relançado nesta quinta (15) na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas, agora pela Editora Avec. Em edição de luxo, com fotos deLuísa Planella, feitas na Bibliotheca Pública Pelotense, a tímida escritora Ju Lund está se acostumando com o sucesso.
O DIÁRIO DA MANHÃ conversou com a escritora e descobriu ainda mais.
DM- Juliana, qual seu tipo de leitura preferida?
JL- Meu tipo de leitura é a Literatura Fantástica, em especial Fantasia Urbana.
DM- Você pensa em abordar novos gêneros?
JL- Sim, escreverei a última continuação de Doce Vampira e finalizarei a trilogia. O novo livro em questão é de outro gênero sim, um romance para jovens e adultos.
DM- Nos seus livros e contos, embora sobre literatura fantástica, existe alguma experiência real?
JL- Quase nada, talvez apenas um detalhe e outro, uma vivência… Não sei dizer.
DM- O que ou quem foi fundamental em sua evolução como escritora?
JL- Não existe um quem, mas “o que” nos ajuda numa evolução constante, neste caso acredito que são minhas leituras.
DM- Nesse momento,pelo qual passa o país, ainda é possível viver apenas como escritora?
JL- Sim, muitos já vivem. Acho que é sonho de todos e conquista de poucos.
DM- A Feira do Livro está próxima, você estará presente com seus livros?
JL- Sim, estarei este ano na Feira do Livro de Pelotas e de Porto Alegre com dois lançamentos: “Doce Vampira” e “Coleção Sobrenatural: Vampiros”, do qual faço parte.
DM- Quais os projetos para o futuro?
JL- No momento estou com um novo livro em finalização, mas continuarei escrevendo sempre.
DM- O que hoje o portal representa para a escritora, além de exposição na mídia?
JL – Na verdade não acredito que influencie em minha carreira como escritora, além de carregar meu nome e me dar possibilidade de conversar sobre literatura com meu grupo maravilhoso.
Estamos em plena era digital e e-books, indiscutivelmente,são sucesso. A escritora Ju Lund, inclusive, tem contos digitais disponibilizados gratuitamente no site Amazon. Mas mesmo assim, cada vez mais, se vende livros físicos no Brasil.
As vendas de livros no varejovoltaram a apresentar crescimento entre agosto e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado do ano, pelo Painel das Vendas de Livros no Brasil, até início de setembro mostra aumento de 5,94% em volume e de 5,62% no faturamento, em confronto com período do ano passado.
Conforme dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o aumento foi 0,8% em volume e 2,2% em valor, alcançando um total de R$ 112,6 milhões.
A escritora Juliana Lundfaz parte desse número e leva o nome de nossa cidade para outros estados.E estaremos acompanhando sua trajetória no mundo da literatura. Afinal, Juliana já tem três coisas importantes que definem o sucesso: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações.
Sessão de Autógrafos da nova edição de Doce Vampira
- Hoje das 17h30 às 20h
- Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas
- Valor: R$ 29,90