Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

LITERATURA : Financiamento coletivo para viabilizar livro

28 setembro
09:33 2016

Para publicar o oitavo título, autor pelotense Jorge Braga está recebendo apoio através de “Crowdfunding”

Por Carlos Cogoy

 

Escritor Jorge Braga divulga nova publicação com poesias

Escritor Jorge Braga divulga nova publicação com poesias

Amores, amantes, amigas e confidentes. Temática do novo livro de poesias do autor pelotense Jorge Braga. Será o oitavo título do escritor, que já publicou obras em prosa, também direcionadas ao público infanto-juvenil, e até História em Quadrinhos (HQ). Conforme divulga, o livro “Elas, Delas por Elas”, está dedicado a mulheres que passaram por sua vida. Mas, a partir da inspiração decorrente das vivências, versos que pretendem dialogar com as mais variadas experiências dos leitores. O autor planeja lançar o livro em outubro. Para isso, porém, ainda necessita de apoio para viabilizar a impressão da primeira tiragem com 1.500 exemplares. Como escritor que, desde 2004, quando ainda tentou espaço em editoras, passou a publicar de forma independente, Braga optou pelo modelo “Crowdfunding”. Trata-se de financiamento coletivo. Assim, amigos, leitores e colaboradores, têm contribuído para a publicação. Para conhecer mais sobre a trajetória literária de Braga, bem como participar da campanha que arrecada recursos, basta acessar “Jorge Braga” no Facebook.

COLABORAÇÕES – O autor menciona sobre o financiamento coletivo: “Estipulei um valor para que pudesse fazer a produção, distribuir aos leitores que contribuíram, e comercializar nas palestras em escolas. Comecei  há uns dois meses, e a adesão foi muito boa no Facebook. Agradeço a todos que têm acreditado no meu trabalho. Para colaborar, pode ser depósito na minha conta corrente, também vou buscar no local de trabalho do colaborador, ou pode ser enviado até minha casa”.

APOIO – Em três livros recentes, Braga diz que contou com apoio do laboratório Antonello. “Rodrigo Potro acreditou e fomos parceiros nas edições. De 1.800 exemplares, seiscentos foram distribuídos pelo laboratório, com o objetivo de valorizar a literatura local. Na História em Quadrinhos ‘A busca do diagnóstico perfeito’, o pano de fundo é desmistificar o medo da criança em relação à injeção. Ficou bem legal, distribuo em escolas e a gurizada adora”.

NOVO LIVRO, será lançado em outubro. Falta o financiamento de apenas dez exemplares para viabilizar a tiragem

NOVO LIVRO, será lançado em outubro. Falta o financiamento de apenas dez exemplares para viabilizar a tiragem

SOMOS O QUE LEMOS – Eis o lema do autor Jorge Braga. A partir do mote, ele procura estimular nas crianças e jovens, a paixão pelos livros. Como influências literárias, o escritor cita Vinicius de Moraes, Khalil Gibran, Renato Russo, Kafka, George Orwell, Ernest Hemingway e Fernando Pessoa. Na trajetória do autor, em 2005 esteve presidindo a Associação Gaúcha dos Escritores Independentes (AGEI). Naquele ano recebeu o título de “Personalidade da Cultura Gaúcha”, já que havia cedido os livros para impressão em “Braille”. No ano seguinte, a convite do Instituto Estadual do Livro (IEL), participou do projeto “Autor presente”. Com isso, palestrou em mais de oitenta escolas, levando a literatura a mais de seis mil alunos. Em 2007, patrono da Feira do Livro e do autor gaúcho em Cachoeirinha. Atualmente, Braga escreve romance ambientado na Pelotas dos nos anos oitenta. Outro projeto em andamento é o livro “Depois que abrirem o relicário”, com textos “apocalípticos, de poeta com seus conflitos, no limiar da loucura, sanidade, morte, vida e existencialismo”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções