Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

LITERATURA : Lançamento nacional de autora local

08 março
09:08 2016

O romance “E se o destino soprar” da pelotense Cláudia Hackbart terá distribuição no País

Por Carlos Cogoy

Em Pelotas, seu livro pode ser adquirido na Vanguarda e também na Relojoaria Beguelin. Em Caxias do Sul, onde está radicada a autora pelotense Cláudia Hackbart, o romance “E se o destino soprar”, pode ser encontrado no “Arco da Velha” e “Maneco”. Na capital gaúcha, onde amanhã às 19h30min acontecerá o lançamento nacional – Praia de Belas Shopping -, a obra pode ser adquirida nas lojas da “Saraiva”. Integrando o selo “Talentos da literatura brasileira” da editora Novo Século, o livro está iniciando a distribuição no País. Assim, “online”, pode ser localizado na Amazon, Saraiva, Cultura e Travessa. Além das opções, o romance que já vendeu quase mil exemplares, também pode ser encomendado diretamente com a autora através das redes sociais.

Pelotense Cláudia Hackbart autografará no Praia de Belas em PoA

Pelotense Cláudia Hackbart autografará no Praia de Belas em PoA

OBRA conforme a autora: “’E se o Destino Soprar’ é um romance baseado em fatos reais, mas a identificação dos leitores tem me mostrado que ele também tem um toque de autoajuda, o que, pra mim, é fantástico. Com a republicação, é a mesma história num outro livro, que tem mais três capítulos. O resultado me agradou muito! A única parte que eu ainda sinto é a mudança da capa: na primeira edição era a minha foto de noiva, acompanhada do meu pai, entrando na igreja. A editora, porém, sugeriu outra imagem, com a flor ‘dente-de-leão’. A primeira insinuava que a leitura poderia ser religiosa, o que não era o caso. Em relação às capas, houve polêmicas em ‘blogues’ nos quais sou parceira. Na verdade, adorei saber que os leitores estão divididos entre as duas capas”. Com a nova capa, ela promoveu campanha nas redes sociais, sugerindo aos leitores que postassem fotos com a flor “dente-de-leão”. A participação superou a expectativa, e até hoje ela recebe imagens. Como homenagem, criou “book trailer” a partir de frases do livro. Além de Pelotas, o romance já foi lançado em eventos literários no Cassino, Esteio, Montenegro, Gramado e Caxias. Cláudia acrescenta que o livro terá sequência. No entanto, sua prioridade é o lançamento nacional do romance.

NOVOS LIVROS – A autora pelotense menciona sobre novas criações: “Já tenho um outro romance pronto ‘O Destino do Natal’ que, mesmo sendo uma ficção, baseia-se em alguns fatos reais, principalmente as características dos protagonistas. É uma história de amor que envolve dramas comuns nas famílias e na sociedade, pitadas de suspense e o foco principal está na solidariedade, tema hoje, em falta, pois os humanos estão em extinção. Outro livro pronto é ‘A Liga Escolar’ destinado ao público infantil. Também tenho outros romances iniciados, que escrevo paralelamente. Já escrevi algumas crônicas e poesias, mas ainda não publiquei.  Uma coisa que ainda não me faltou foi a inspiração porque, quando bloqueio nalgum projeto, pego outro. A minha rotina de escrita é diária. Então, todas as tardes quando minhas filhas estão na escola, e depois das 22h quando as coloco na cama, daí, dependendo do dia, eu vou até às três ou quatro da manhã”.

MULHER – No Dia da Mulher, ela reflete: “Parabéns, mulher! Não somente pelo dia 8 de março, mas por ser o que és… Guerreira, companheira, amorosa, senhora do ‘destino’, que faz acontecer, que dá um jeito, que dá o peito, o colo e os frutos da fertilidade. Uma coisa que me preocupa e assusta mais do que a violência contra a mulher, é a mulher que não denuncia. Isto não deveria ser aceitável, nem comum. Estamos aqui para sermos felizes, não toleráveis; temos que optar pelo amor próprio e não pela autopiedade. Temos que ser fortes e não submissas, amadas e não usadas”.

Claudia Hackbart livroRomance reescrito e ampliado

A primeira edição, independente, foi lançada na Feira do Livro de Pelotas em 2014. Posteriormente, a autora Cláudia Hackbart enviou o livro para a editora Novo Século. Conforme acrescenta, mensalmente a editora recebe a média de três mil livros. Mas apenas dez são publicados. Ano passado, o romance de estreia da escritora pelotense esteve entre os selecionados.

REESCRITO e ampliado, o romance “E se o destino soprar” teve pré-lançamento na Feira do Livro de Pelotas ano passado. De acordo com a autora, foram acrescentados mais três capítulos, ampliando o volume em mais cem páginas. Ela acrescenta: “Leitores que compararam as duas edições, observaram que, mesmo sendo a mesma história, a nova publicação é outro livro. O que pode ser compreendido pelo estilo narrativo já que, a pedido da editora, mudei a linguagem. Assim, ao invés do coloquial, foi reescrito na linguagem culta. Para isso, contei com apoio de três editores”.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções