Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

LITERATURA: Recital no pré-lançamento de livro

13 novembro
18:04 2014

Domingo às 19h no Casarão 8, programação comemorativa ao aniversário do poeta José   Maurício

Por Carlos Cogoy

Poeta José Maurício

Poeta José Maurício

Se esse visionário, como ele mesmo diz, perdeu a razão, por outro lado, deu-nos razões suficientes para amá-lo e admirá-lo. De outra sorte, haverá maior clareza de mente que lutar contra a maldade, a ganância e a injustiça? Santa loucura. Haverá maior sanidade que aquela que liberta pela arte? Esta é a sanidade do artista, esta é a lucidez de Maurício. Deus nos conceda a sua clarividência. Trecho do prefácio, autoria do dr. Luis Borges, ao livro “Notícias do Jardim”. A obra é autoria do escritor pelotense José Luiz Braga Maurício que, na quinta-feira, completou setenta anos. O “Maurício”, como é conhecido, é o companheiro da artista visual Seli Maurício e pai da atriz Rita Maurício. Para receber cumprimentos dos amigos e admiradores de sua literatura, bem como divulgar os novos versos, no domingo será realizado pré-lançamento.

 

Artista Seli Maurício

Artista Seli Maurício

CASARÃO 8 à Praça Cel. Pedro Osório com programação especial. No domingo, Rita Maurício e amigos estarão lendo poemas que integrarão o novo livro de Maurício. E Rita divulga: “Será seu primeiro livro devidamente registrado e com conteúdo mais representativo de sua obra. Eu fiz a organização e apresentação de ‘Notícias do Jardim’. Neste livro do meu pai encontrei de tudo: há poesias comoventes, doces, amargas, fortes, as cheias de imagens, poesias cômicas, irônicas, as intrigantes, as instigantes e as geniais. Vale a pena! O prefácio foi feito por Luís Artur Borges Pereira, importante crítico literário pelotense que nos honrará com sua presença no evento. Além dele, o escritor Manoel Magalhães e a cantora Xana Gallo já confirmaram presença. Vamos degustar poesia”, convida Rita. O livro ainda não tem data para a publicação mas, de acordo com a divulgação, será viabilizado através da UFPel.

Atriz Rita Maurício

Atriz Rita Maurício

TRAJETÓRIA – Ele nasceu em 1944 e,  aluno aplicado, em 1960 recebeu menção honrosa na disciplina de ciências. Como estudante de medicina, cursou até o quarto ano. Era o período autoritário e Maurício foi perseguido pela ditadura, sendo aviltado e vítima de violência do poder entronizado pelo golpe militar de 1964. Entre as consequências, além de deixar a formação em medicina, sequelas no corpo e alma. Mas, com a dedicação da companheira Seli, prosseguiu a jornada, dedicando-se à família, estudos e literatura. E Maurício concluiu a então licenciatura em Estudos Sociais na UFPel. Na arte literária, em 1987 recebeu o prêmio João Simões Lopes Neto. Em dezembro de 1992, Maurício lançou o livro “Viva a liberdade!”. Na publicação independente, o autor homenageou a companheira com a mensagem: “Dedico este livro à minha esposa Seli Nachtigall Maurício. Somente seu amor e sua altíssima sensibilidade me permitiram fazê-lo e refazê-lo inúmeras vezes pois iniciei no fim do verão de 1970 e conluí hoje: 25.12.1992”.

Crítico Luis Borges

Crítico Luis Borges

HOMENAGEM – Ao final de maio e início de junho, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), Rita apresentou o espetáculo “Para Sempre: Poesia!”. No salão nobre da Bibliotheca e Campus 2 da UCPel, ela interpretou monólogo baseado na história do pai Maurício. A montagem foi o trabalho de conclusão na formação em teatro na UFRGS.

 

 

 

 

COMO É DIFÍCIL, PAI
José Maurício

… ir aos pés com uma borboleta na mão!

Como é difícil, Pai, limpar o… com uma borboleta na mão!

Como é difícil, Pai, lavar-se com uma borboleta na mão!

Como é difícil comer com uma borboleta na mão!

Como é difícil descascar uma banana com uma borboleta na mão!

Como é difícil pagar na catraca com uma borboleta na mão!

Como é chato, Pai, passar o dia com uma borboleta na mão!

Como é cansativo, Pai, passar dias e dias com uma borboleta na mão!

Como é demorado o desovar da borboleta em forma de poema!

Que este casulo seja de seda!

Como é fácil, Pai Zé, cheirar tuas flores com uma borboleta na mão!

Como é bom, Pai Zé, abraçar uma mulher e dar-lhe um punhado

de borboletas na boca!

Primeiro livro de Maurício

Primeiro livro de Maurício

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções