Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Livro Histórias do Papai é doado para escolas da rede municipal

10 dezembro
17:04 2013

Com o objetivo de plantar a semente da leitura, o escritor Álvaro Braga fez a doação segunda-feira(9) de 102 livros para as escolas urbanas, rurais e de educação infantil da rede municipal de ensino. O titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Gilberto Garcias recebeu das mãos do autor o livro lançado este ano pela Satolep Press, que reúne três histórias infantis com foco nos leitores do ensino fundamental. De acordo com a Smed, cada uma das 88 escolas da rede receberá um exemplar, assim como as 14 instituições que serão inauguradas em 2014. Segundo a supervisora pedagógica da educação infantil da Smed, Adriana Lopes, entre as qualidades do livro merecem destaque o conteúdo das histórias. “Além de serem de fácil leitura, abordam temas cotidianos das crianças, incluindo a família e a imaginação dos pequenos nesta faixa etária do ensino fundamental”, avalia.

Projeto tem como intuito incentivar a leitura

Projeto tem como intuito incentivar a leitura

Lançado na 41ª Feira do Livro de Pelotas, “Histórias do Papai” apresenta três histórias criadas a partir do pedido de Rafaela e Mariana, filhas do autor, de que o pai criasse novas aventuras além das tradicionais fábulas de ninar. Desta forma nasceram “O gato chefe”, “A fazenda preguiçosa” e “O gato Alfredo e o menino João”, materializadas pela imaginação de Álvaro, nas ilustrações de Patrícia Langlois.

O livro ganhou espaço entre o público infantil e a sessão de autógrafos, em novembro, teve duração de três horas. “A aceitação foi muito positiva e eu já tinha planos de fazer esta doação às ecolas municipais, para que as crianças possam acessar o livro nas bibliotecas, disseminando assim esse maravilhoso hábito da leitura desde cedo”, destacou o autor.

HISTÓRICO – A estréia de Álvaro na literatura infantil surgiu de forma natural. Na memória de infância, os passeios de trem entre Pelotas e Bagé eram um convite à imaginação. Já adulto, com a chegada das filhas, o planeta colorido se apresentou novamente, com o pedido de inovar as tradicionais histórias contadas antes de dormir. “Mergulhei no mundo dos contos infantis e percebi que a melhor maneira seria criar novas histórias”, conta. Depois de algumas adaptações, nasceu o tão sonhado livro, que está à venda nas livrarias locais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções