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domingo, 17 de novembro de 2024

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LIVRO : Jogos e origamis para aprender matemática

LIVRO : Jogos e origamis para aprender matemática
15 setembro
09:09 2016

Nesta quinta às 18h, Letícia Maffei autografará “Arilê – clube de matemática” no Espaço Daniel Bellora

Por Carlos Cogoy

Avô e padrinho Ary ensinou alguns dos jogos, bem como estimulou o interesse pela educação. A boa lembrança inspirou o título do livro: Ary + lê = Arilê. A obra cujo lançamento acontece hoje entre 18h e 20h no Espaço de Arte Daniel Bellora – rua 3 de Maio 1.005 -, resulta do mestrado de Letícia Maffei na UFPel. Desde 2009, quando começou a lecionar no ensino fundamental, ela tem procurado aprimorar o ensino de matemática. Para isso, jogos, origamis e diferentes atividades.

Letícia Maffei e a orientadora “Néia”

Letícia Maffei e a orientadora “Néia”

OBRA conforme a autora: “Tive como base os estudos no Clube de Matemática, projeto que desenvolvi na escola que trabalhava, onde jogos, origamis, papertoys e desafios eram utilizados para explorar habilidades necessárias ao trabalho com a matemática. Com o tempo, fui agregando materiais que utilizava nas atividades com os alunos. Assim, a obra é oportunidade de compartilhar parte dessa experiência e as referências de livros, jogos, sites e materiais que foram sendo descobertos. Enquanto professora pude identificar em variados tipos de materiais, aspectos que favoreciam raciocínios e posturas favoráveis diante da matemática. Então, busquei utilizar de maneira dinâmica, sem a rigidez de um conteúdo ou disciplina específica. Portanto, ainda que voltado para um estudo acadêmico, o livro acaba sendo uma porta de entrada a qualquer um que queira descobrir os encantos da matemática, sejam professores, diretores, pais ou até mesmo crianças e adolescentes”.

INTELIGÊNCIAS – Letícia baseia-se na teoria de Howard Gardner sobre Inteligências Múltiplas: “Somos todos um combinado de múltiplas inteligências – linguística, lógico-matemática, espacial, musical, intrapessoal, interpessoal, corporal-cinestésica – que, em uma espécie de teia de relações, vão sendo desenvolvidas em diferentes graus. Ninguém é totalmente nulo em uma inteligência e também o fato de ser muito bom em algo, não implica em ser um fracasso em alguma outra habilidade. Porém na escola o que geralmente ocorre é que valorizamos as inteligências linguística e lógico-matemática. Aqui mais uma vez é perceptível o porquê de muitas vezes a matemática definir o fracasso ou sucesso dos alunos e acabar funcionando como um filtro social. O que pretendo com a utilização de jogos, origamis e desafios, é que a inteligência lógico-matemática possa ser desenvolvida e acessada por outras vias. Ao interpretar um diagrama e confeccionar um origami, ao tentar desvendar um caso em um jogo de detetive, ou até mesmo num clássico jogo de cartas, é possível utilizar e perceber muitas habilidades que serão necessárias na solução de equações, cálculos, representações espaciais sem que necessariamente precisemos colocar nestas atividades os rótulos de algum conteúdo específico de matemática”.

Origamis podem auxiliar em sala de aula

AUTORA Letícia de Queiroz Maffei (Foto), cursou programação visual no então CEFET/RS – atual IFSul. Na UFPel, licenciou-se em matemática e pedagogia. Na Faculdade de Educação (FaE/UFPel), mestrado profissional em ensino de ciências e matemática. Atualmente é doutoranda em educação em ciências na FURG.

O gosto pela  matemática iniciou como aluna na Escola Castro Alves. Ela recorda das aulas da professora Tânia (4ª série), que realizava “bingos” para despertar a motivação com a matemática. Da 5ª a 8ª séries, aulas da professora Márcia.

Como professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, iniciou o projeto que culminaria com o livro atual. Atualmente, é professora no Colégio Dom João Braga, e foi formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, atuando nos estudos para a alfabetização matemática.

Letícia Maffei livro.jpgARILÊ (Foto) tem 120 páginas, com inúmeras dicas de jogos e atividades. A produção é independente, e a autora destaca o apoio da orientadora no mestrado, professora Maria de Fátima “Néia” Duarte Martins. O lançamento da obra ocorreu no Encontro Nacional de Educação Matemática em São Paulo. Nesta quinta acontecerá o lançamento regional. O livro é publicação da editora Appris e o custo é de R$35,00. Na internet: editoraappris.com.br

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