Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

LIVRO : Obra sobre Luciana de Araújo nos 121 anos do Instituto São Benedito

LIVRO :  Obra sobre Luciana de Araújo nos 121 anos do Instituto São Benedito
13 maio
08:47 2022

Por Carlos Cogoy

Programação especial no Instituto São Benedito – rua Félix da Cunha 909. Na sexta às 10h, numa iniciativa da Câmara Municipal, através do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), evento alusivo aos 121 anos do Instituto São Benedito. Em destaque, a presença do escritor Jorge Braga, que estará autografando a obra “As aventuras de Lu”. Com ilustrações criadas por Larissa Silva, o livro infantojuvenil é uma adaptação da biografia de Luciana Lealdina de Araújo (1870/1930), a “Mãe Preta” que, em 1901, criou o Asilo de Órfãs São Benedito. A ideia da publicação, que foi financiada através de “vaquinha” coletiva, surgiu a partir de encontro com a diretora Simoni Tomaschewski – está à frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Araújo.

Luciana de Araújo acolheu meninas negras órfãs

RECONHECIMENTO de  Luciana Lealdina de Araújo, como pioneira nas ações solidárias da cidade, conquistou uma importante etapa em 2021. Numa iniciativa de moradores do bairro Cruzeiro, que teve acolhida no Legislativo municipal, houve a troca da designação de rua, que homenageava o escravista Barão de Cotegipe, para Luciana Lealdina de Araújo.

Escritor Jorge Braga

SOLIDARIEDADE – Natural de Porto Alegre, e descendente de escravizados, Luciana Araújo fez uma promessa a São Benedito. Com tuberculose, ela orou pela cura, comprometendo-se ao auxílio de necessitados. Recuperada, e passando a residir em Pelotas, criou o Asilo de Órfãs que, em 1951, passou a chamar-se Instituto São Benedito. Em Bagé, onde foi morar em 1908, Luciana criou o Orfanato São Benedito.

Comentários ()

Seções