Diário da Manhã

quinta, 07 de novembro de 2024

Notícias

LIVRO : Romance “Excursão no Marajó” do pelotense Guilherme Michels

19 outubro
09:29 2022

Quinta às 19h, autógrafos no Sebo Icária

Por Carlos Cogoy

O escritor pelotense Guilherme Michels (39 anos), está divulgando o livro de estreia. Trata-se do romance “Excursão no Marajó” (356 páginas), cujo lançamento acontece na quinta-feira. Os autógrafos estão programados para 19h, e a obra publicada pela editora Zouk, será lançada no Sebo Icária – rua Tiradentes 2.609.

MARAJÓ – Radicado na região que é tema da ficção literária, Michels profissionalmente atua na área da psiquiatria. Sobre o romance: “Após longo amadurecimento, o resultado passa longe de autobiografia ou diário de viagem. O grupo de jovens idealistas, os indígenas esquecidos, as religiosas reclusas ao obstinado hospital, e os trabalhadores trazidos para iniciarem um negócio florestal, compõem mundos desconectados que dividem algo em comum: num ambiente onde o regime das águas e as altas temperaturas determinam o andamento da vida, todos eles se tornam escravizados por um lugar. No Marajó ninguém faz exatamente o que quer ou planeja, ali é preciso negociar com a natureza, repetidamente ceder à força maior, respeitar as velocidades particulares. Agregados ao calor e à umidade emergem aspectos pueris e volitivos das pessoas, seus metabolismos tornam-se imperativos perante a racionalidade e os sentimentos simplesmente se expressam por ações exibindo a face natural dos seres humanos. A partir disso, os papéis sociais ali representados encontram paralelos nos modos de vida criados pela cultura, seja aquela pré-colombiana, seja a pós-modernidade incentivadora da uniformização contemporânea. Unindo personagens e eventos no convulso ritmo do encontro entre as grandes marés equatoriais e o delta do maior rio do mundo, a derradeira parte do romance transforma o Marajó num espaço alheio ao tempo, onde diferentes épocas experimentam encontros improváveis e absolutamente imprevisíveis”.

TRAJETÓRIA de Michels tem a formação em medicina, mas também nas áreas de biologia e letras. A “excursão” que consta no título do livro, refere-se tanto a passeio e viagem, quanto invasão, digressão e correria em território inimigo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções