Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Lixo acumulado nas ruas causa protesto

Lixo acumulado nas ruas causa protesto
03 outubro
09:20 2014

População reclama. Sanep reconhece as dificuldades e já está tomando providências junto à empresa responsável pela coleta

LIXO não foi recolhido em diversos pontos da cidade

LIXO não foi recolhido em diversos pontos da cidade

Containers abarrotados de lixo. Alguns até mesmo já transbordados, acumulam restos espalhados pelo entorno. A cena é visível em várias ruas da cidade. No perímetro abrangido pelo sistema de caçambas coletoras a situação é mais grave. E as reclamações sobre o problema proliferam, assim como o lixo sobre as calçadas.

Desde a segunda quinzena de setembro, a população tem percebido a falha na coleta do lixo. E é fácil comprovar que a situação não está normal. Uma rápida volta pelo perímetro central basta para constatar que o serviço está mal executado e deixa a desejar.

O Sanep, autarquia da Prefeitura responsável pela coleta, reconhece as dificuldades e já está tomando providências. Segundo informações do presidente do Sanep, Engenheiro Jacques Reydams, a empresa Revita, contratada para realizar o serviço de coleta do lixo na cidade acusou problemas em caminhões especiais que realizam o serviço. “Até segunda-feira existe a promessa da empresa de trazer outros caminhões de Santa Maria para incrementar a coleta em Pelotas”, observa Reydams.

Em conversa com a reportagem do Diário da Manhã, ele esclareceu alguns pontos e informou que o Sanep está atento ao problema. Uma reunião na manhã de ontem tratou do assunto. Reydams informa que os pagamentos à Revita estão rigorosamente em dia e que os reajustes anuais, previstos em contrato, estão sendo respeitados. “A empresa pleiteia um reequilíbrio financeiro do contrato, mas ainda está sendo analisado isso”, diz o presidente. Por “reequilíbrio”, o leitor entenda como aumento dos repasses.

A coleta através dos caminhões especiais, que elevam os containers sem ajuda dos garis, segue acontecendo, de maneira precária, é verdade, mas não foi interrompida. “Não estamos contentes com o serviço prestado e vamos buscar soluções”, disse Reydams.

O DM tentou contato com a empresa Revita, através do telefone 3271.6937 que está gravado em todas as coletoras. Em três turnos – manhã, tarde e início da noite – o prefixo apenas chama até a ligação cair. Ninguém atende as ligações.

Lixo05POPULAÇÃO PRECISA FAZER SUA PARTE

O sistema de coleta por containers foi projetado para recolher o lixo orgânico residencial. Mas a população tem desviado essa função e deposita todo o tipo de material nas coletoras. Restos de obra, móveis e eletrodomésticos, entulhos de todo o tipo danificam os equipamentos, que não são capazes de recolher essa diversidade de material.

“Inclusive algumas empresas utilizam as coletoras para descarte industrial, abarrotam logo cedo pela manhã as lixeiras com material incompatível”, reclama Jacques Reydams. Ele informa que, quando constatada a irregularidade, uma equipe do Sanep comparece nas empresas e orienta sobre a infração. Em caso de reincidência, é aplicada multa.

Outra situação bastante comum é da população que fica próxima a área limítrofe da coleta “containerizada”, mas que se desloca até um destes pontos e deposita seu lixo ali. É uma sobrecarga que não está projetada. “Aconselhamos os moradores das áreas abrangidas pela coleta tradicional que depositem seu lixo conforme o horário estabelecido e não sobrecarreguem as coletoras”, orienta Reydams.

Quando a população não ajuda e o sistema oferecido pelo poder público falha, o caos se estabelece. Este não é um problema simples. O lixo é também caso de saúde pública. Precisa ser encarado com seriedade. Este é um bom debate para nossos representantes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções