Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

LOBO NA FRENTE : Fórmula do Acesso exige cautela

30 abril
09:26 2015

Apenas o entrosamento passa como vantagem à próxima fase

O Pelotas pode fechar a primeira fase da Divisão de Acesso, neste dia 1º de maio, com a invencibilidade de 12 jogos na competição. Se vencer o São Gabriel, na Boca do Lobo, o time de Agenor Piccinin estará alcançando o aproveitamento de 77,7%. Os números da campanha são excelentes, mas é preciso haver cautela: esse campeonato é traiçoeiro, porque se realiza em três etapas distintas.

CAMPANHA do time áureo-cerúleo na fase inicial da disputa é irreparável FOTO:  Alisson Assumpção/DM

CAMPANHA do time áureo-cerúleo na fase inicial da disputa é irreparável
FOTO: Alisson Assumpção/DM

A campanha do Pelotas em 2015 chega a ser surpreendente, considerando que é uma equipe totalmente nova em relação ao ano passado. O equilíbrio nos 11 primeiros jogos supera a expectativa até do mais otimista torcedor do Lobão. Além da melhor campanha e da invencibilidade (privilégio único entre todos os 15 times da competição), a equipe possuí a melhor defesa do Acesso, com apenas cinco gols – ao lado do Guarani/VA; e o melhor ataque da chave, com 14 gols, juntamente com Inter/SM e Santa Cruz.

O risco é que ao final da primeira fase “zera” tudo o que foi conquistado até aqui no campeonato. Os cinco times melhores classificados em cada uma das duas chaves na primeira fase voltam a se enfrentar – todos partindo do mesmo ponto. Ou seja, as chances de Pelotas (melhor campanha) e Riograndense (quinto colocado do Grupo 2) serão as mesmas. Mas adiante haverá quadrangular final.

ANOS ANTERIORES – A campanha atual não supera a de 2005, quando o Pelotas teve 81,3% de aproveitamento nos 11 primeiros jogos. O time então treinado por Gilmar Gasparoni, o Suca, conquistou nove vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota. Apesar da arrancada fulminante, a equipe não subiu, ficando, ao final da competição, atrás de São Luiz e Gaúcho, que ascenderam à primeira divisão.

Em termos de invencibilidade, o time de Agenor Piccinin terá que passar mais cinco partidas sem perder para igualar o desempenho de 2008. Naquele ano, com o comando de Rogério Zimmermann, o Pelotas passou 16 partidas sem derrota. Foram oito vitórias e oito empates até perder por 2 a 0 para o São Gabriel. Repetindo o ano anterior, o Lobão perdeu força na fase final e viu o acesso sendo comemorado por Ypiranga e Avenida.

No ano em que subiu para a primeira divisão, em 2009, o Pelotas cresceu ao longo da competição. No início do campeonato teve dificuldade, com aproveitamento de 63,3% nos 10 primeiros jogos. Agora, o começo é promissor, mas é só o começo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções