LOCADORA DE LIVROS : Livreria completa primeiro ano e inova
A locadora de livros “Livreria” realiza transmissões ao vivo no Instagram, e publica entrevistas e resenhas no YouTube
Por Carlos Cogoy
Importância da leitura, com dicas aos pais para que estimulem o hábito nas crianças. Abordagem nas quintas à tarde, durante “live” no Instagram da locadora “Livreria”. Para acompanhar, a professora e idealizadora Liliane Prestes Rodrigues, divulga o acesso: @livre_ria. Conforme acrescenta, boa parte do enfoque, decorre da experiência pessoal com a filha de quatro anos. Prestes a completar o primeiro ano em funcionamento – está em atividade desde março -, a locadora também dispõe de canal no YouTube. No espaço “LIVRERIA Locadora de Livros”, é possível assistir resenhas bibliográficas, bem como entrevistas sobre temas como “Gestão do tempo”, “Autossabotagem” e “Clássicos da Literatura”. Algumas das inovações que foram se consolidando na trajetória. Além disso, informa Liliane, a entrega e recebimento dos livros, têm contado com empresas parceiras. Ela menciona, Café Aquários, Loja Zoue, Dádiva Café, Loja Piacere, Café da Krause, Espaço de Arte Daniel Bellora e A Executiva Escritório-Café. “Temos convênios com condições especiais para empresas, no que se refere a preços para entrega e recebimento dos livros. Também estamos fechando novas parcerias com instituições de ensino, que beneficiarão tanto seus funcionários quanto seus alunos. Além disso, já recebemos proposta de pessoas de outras regiões do País, que gostariam que proporcionássemos franquia. Entretanto, o processo de transformar uma empresa em franquia é lento e envolve muita burocracia. Como curiosidade, um empreendedor de Brasília, está se inspirando em nossa ideia, para criar uma locadora. O site da Livreria está passando por reestruturação, o que nos permitirá ter, em breve, outros planos, promoções e convênios”, diz Liliane. Na internet: livreria.com.br
ACERVO – Sobre as opções, Liliane menciona: “Na época da inauguração, tínhamos dois mil títulos, porém, cadastrados no site, estavam cerca de 1.400, pois o processo de cadastramento é um tanto lento. Hoje, temos pouco mais de 2.300 títulos, porém 2.056 cadastrados. Caso algum cliente peça um livro que temos mas, que ainda não está cadastrado, nós fazemos o cadastro e enviamos o livro para ele. O acervo é diversificado, contando com mais de vinte categorias. Por exemplo, biografias e memórias, auto-ajuda e desenvolvimento pessoal, literatura brasileira, literatura estrangeira, administração e negócios, espírita. Temos a locação avulsa, na qual o cliente pode ficar com o livro por sete dias. Nos demais planos, mensal e trimestral, não há limite de tempo, mas o cliente só pode ficar com um livro por vez. O acervo está em constante processo de ampliação e atualização. Os principais critérios para compra de livros são: lançamentos; pedidos de clientes. Como público predominante, mesmo sem ter feito levantamento estatístico, identificamos as mulheres entre vinte e sessenta anos. A maioria é de profissionais ativas no mercado de trabalho, vinculadas a empresas. Afinal, temos condições especiais para empresas. E exemplifico a parceria com o Casarão Imóveis”.
DOAÇÕES – Liliane salienta que são aceitas doações ao acervo, possibilitando, como contrapartida, período para locações. Ela acrescenta: “Recebemos doações em troca de um período de acesso ao nosso acervo. Se o cliente tem livros para doar, ele entra em contato, nós buscamos os livros e fazemos uma avaliação dos títulos e estado de conservação dos exemplares. Em, no máximo, 48 horas, informamos ao cliente o período em que terá acesso livre. Por exemplo, vinte livros por três meses de acesso”.
Ideia da locadora
Natural de Uruguaiana, Liliane Prestes Rodrigues veio estudar em Pelotas. Ela cursou Direito na UFPel, especializando-se em sociologia e política. Casada com pelotense, posteriormente, migrou para a área de letras, graduando-se e também realizando mestrado e doutorado. Sua área de pesquisa é a linguística cognitiva, e há doze anos leciona no ensino superior.
LEITURA – Sobre a locadora, ela afirma: “Há algum tempo eu tinha vontade de ter um negócio. Numa palestra, ouvi sobre a relação entre propósito de vida e empreendedorismo. Defini que precisaria de algo ligado à leitura, desde a infância uma grande paixão. Então, concluí que a locadora seria uma boa ideia, pois muitos apreciadores dos livros nem sempre têm como adquiri-los, ou dispõem de espaço paa armazenamento”.