Londrina e Brasil mantêm técnicos por longo tempo e se tornam vitoriosos
Brasil e Londrina estão classificados para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2015. Um é o campeão do Interior no Rio Grande do Sul; o outro conquistou o título paranaense deste ano. O Xavante tem a segunda melhor defesa da Série D, com sete gols. O Tubarão tomou apenas quatro gols em 12 partidas e está ainda invicto na competição. Os dois clubes são vitoriosos, porque mantiveram um trabalho de continuidade com o mesmo treinador. Algo incomum no futebol brasileiro.
Os adversários em uma das semifinais da Série D – o primeiro jogo é sábado no Bento Freitas – são exemplos de convicção na condução do futebol. O treinador do Londrina, Cláudio Tencati, é recordista em permanência no cargo entre os clubes do futebol brasileiro. São 42 meses no comando da equipe paranaense.
Rogério Zimmermann é o treinador com mais “tempo de casa” no futebol gaúcho e talvez só fique atrás de Tencati entre as equipes que disputam as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Ele assumiu a equipe rubro-negra no dia 22 de maio de 2012. Na passagem anterior pelo clube – entre 2004 e 2006 – foram dois anos seguidos no Bento Freitas.
A diferença entre os dois clubes está no modelo de administração. Enquanto, o Brasil segue o sistema tradicional, embora se esforce para implantar a profissionalização administrativa, o Londrina é conduzido por uma empresa gerenciada por Sérgio Malucelli – pertencente ao um grupo poderoso economicamente no estado do Paraná.
Após acesso , a mira é o título
As comemorações pelo acesso à Série C ficam agora para a torcida, porque o grupo do Brasil necessita se concentrar na partida deste sábado, às 20h30, no Bento Freitas, contra o Londrina. O jogo começa a decidir quem vai à final da Série D. O vencedor do confronto enfrenta o classificado entre Tombense e Confiança. Ninguém que se acomodar com o acesso, mas sonham em fechar a temporada erguendo a taça de campeão.
O técnico Rogério Zimmermann retomou a rotina de treinos com os portões do estádio fechado. As atividades ocorrem no turno da noite para readaptar os jogadores ao horário da partida de sábado. A única mudança na equipe do Brasil deve ser no meio-campo por causa da suspensão de Leandro Leite, que foi expulso no jogo com o Brasiliense. O substituto natural da posição é Nunes.
LONDRINA – A delegação do clube paranaense viaja nesta manhã para Pelotas. O time fará na sexta-feira um treino na Boca do Lobo. O técnico Cláudio Tencati poderá contar com a formação titular nesta primeira partida das semifinais. O treinador, que está nos planos do Coritiba para a próxima temporada, deve escalar o Tubarão com Vitor; Lucas Ramón, Dirceu, Sílvio e Allan Vieira; Diego Roque, Bidia, Anderson e Celsinho; Paulinho e Bruno Batata.
A partida de volta, no Estádio do Café, foi antecipada para o dia 1º de novembro, às 19h. A mudança na data é porque a cidade de Londrina recebe no dia 2 a etapa da Fórmula Truck.
Zimmermann
(De 2004 a 2006 e desde maio de 2012)
- Jogos: 262
- Vitórias: 141
- Empates: 73
- Derrotas: 49
Títulos
- Torneio da Paz (2004)
- Segunda Divisão (2004) – acesso e título
- Divisão de Acesso (2013) – acesso e título
- Título do Interior ( Gauchão 2014)
- Acesso à Série C nacional (2014)
Tencati
(Treina o Londrina desta abril de 2011)
- Jogos: 112
- Vitórias: 61
- Empates: 27
- Derrotas: 24
Títulos
- Acesso à primeira divisão (2011)
- Campeão do Interior (Paranaense 2013)
- Campeão Paranaense (2014)
- Acesso à Série nacional (2014)