Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

MÃE PELOTENSE : Prefeitura entrega enxovais a gestantes

MÃE PELOTENSE : Prefeitura entrega enxovais a gestantes
25 dezembro
16:16 2013

O prefeito Eduardo Leite, a vice Paula Mascarenhas e a secretária de Saúde Arita Bergamann fizeram a entrega de kits de enxovais às gestantes participantes do programa Mãe Pelotense, segunda-feira, na praça Coronel Pedro Osório.

mãe pelotense dia 25-3

O projeto está inserido no pacote de ações que integram o “Saúde Agora” da Secretaria de Saúde (SMS). O enxoval é um presente para as futuras mamães que fizeram o pré-natal e acompanhamento na rede básica de saúde, atendendo aos requisitos básicos.

Eduardo agradeceu as entidades que aderiram ao Programa através de contribuições e acrescentou que é preciso investir na prevenção desde o início da vida das pessoas. “Um programa como este não surge da cabeça do prefeito, é oriundo de pesquisas feitas em outros municípios onde já foi implantado e deu certo”, destacou o prefeito.

A cerimônia foi aberta pelo coral do projeto AMAR, seguida pela apresentação ao público da pequena Melissa, de cinco meses, a menina é símbolo do programa Mãe Pelotense.

O objetivo do programa é diminuir os índices de mortalidade materna, fetal e infantil, contemplando assistência integral e humanizada à gestante durante todo o ciclo da gravidez, incluindo pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto), e o acompanhamento do bebê até os 24 meses de vida.

Desde maio de 2013, o Programa já contemplou cem gestantes e estão previstas a entrega de cerca dois mil enxovais em 2014, para as gestantes que fizerem o pré-natal na rede básica de saúde, atendendo aos requisitos básicos.

O kit entregue as mães é composto por bolsa, body, fralda descartável, conjunto pagão e babeti. As gestantes que tiverem interesse em participar do Programa em 2014 devem preencher todos os critérios exigidos, entre eles, assinar o termo de adesão, ter começado o pré-natal precocemente (120 dias de gestação), realizar no mínimo seis consultas de pré-natal e duas rotinas de exame, além da imunização preconizada (rubéola e tétano) ou estar imune.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções