MAIOR NEGÓCIO DO FUTEBOL : Neymar dá adeus ao Barça
O atacante Neymar anunciou nesta quarta-feira aos colegas do Barcelona que deixará a equipe. A notícia foi confirmada pela diretoria do clube catalão. O jogador irá assinar contrato com Paris Saint-Germain (PSG) – possivelmente amanhã. O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, está em Barcelona e diz já ter em mãos a oferta do clube francês para apresentar aos espanhóis. “Trouxe hoje (quarta-feira) uma proposta do PSG, que será paga nas próximas horas”, disse na chegada à capital catalã.
O brasileiro chegou na manhã desta quarta-feira ao centro de treinamentos do Barça e se reuniu durante alguns minutos com o elenco para anunciar sua decisão de deixar o clube. Em seguida, ele se dirigiu ao escritório da diretoria, onde manteve uma reunião com dirigentes. Mais tarde, Neymar foi a Portugal para realizar os exames médicos.
Depois de participar de uma excursão do Barça pelos Estados Unidos, Neymar voou diretamente de Miami para a China, onde cumpriu compromissos publicitários do clube azul-grená. Retornou na terça-feira a Barcelona, e na manhã seguinte foi ao CT, mas apenas para comunicar a saída aos colegas. Iniesta e Piqué haviam cobrado de Neymar que se pronunciasse rapidamente sobre sua situação, já que os constantes rumores haviam criado uma situação que perturbava o ambiente no vestiário.
Maior negociação do futebol
Neymar tem uma cláusula de rescisão de 222 milhões de euros (821,4 milhões de reais) para esta temporada. O Barcelona comunicou que não tem intenção de negociar com o PSG, mas o clube parisiense pretende evitar o pagamento dessa quantia, porque isso acarretaria uma pesada tributação. Essa é a maior negociação de todos os tempos do futebol. É mais do que o dobro da venda de Pobga pela Juventus ao Manchester United (105 milhões de euros).
O Barcelona está muito irritado com Neymar e com seu pai e representante. Entende que eles não foram suficientemente claros com o clube enquanto negociavam com o PSG. Por isso, o clube anunciou que depositaria em um cartório a bonificação de 26 milhões de euros (96,2 milhões de reais) que prometera quando o jogador renovou seu contrato até 2021. A cúpula azul-grená considera que esse bônus poderá ser reduzido caso o PSG pague a cláusula de rompimento e o jogador se desvincule de seu compromisso com o Barça.
O atacante brasileiro passou quatro temporadas no Barcelona, acumulando 186 jogos, 105 gols, 80 assistências e algumas jornadas que serão lembradas para sempre pelos barcelonistas – como a virada contra o próprio PSG na Champions deste ano. Mas sua passagem pela Espanha também causou problemas judiciais ao clube, devido às denúncias sobre valores não contabilizados na época da sua contratação. Seu companheiro de time, o argentino Lionel Messi, se despediu do brasileiro com um vídeo no Instagram em que ele diz ter sido “um prazer enorme” ter jogado ao lado do atacante.