Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Mais 1.022 policiais militares estarão nas ruas ainda no mês de julho

Mais 1.022 policiais militares estarão nas ruas ainda no mês de julho
12 julho
12:54 2017

O governo do Estado, por meio da Brigada Militar, vai colocar mais de mil novos soldados no policiamento ostensivo já a partir dos próximos dias. A formatura da turma de aprovados no último concurso promovido pelo Estado, em 2014, está prevista para os dias 19, 20 e 21 de julho.

Na próxima quarta-feira (19), às 14h, acontece a formatura da turma que fez o curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Osório, no Parque Luiz Osório. Na quinta-feira (20), está programada a formatura da turma da EsFES de Montenegro. E, na sexta-feira (21), a da turma de Porto Alegre e Canoas. Ambas serão às 11h, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.

Os novos policiais vão se concentrar, em sua maioria, em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde há índices mais expressivos de criminalidade. De acordo com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal`Lago, a definição sobre os locais onde cada soldado vai atuar passa pela análise dos dados sobre crimes no Rio Grande do Sul. Ele destacou que, com a formatura dos novos soldados e o consequente aporte de efetivo, os pequenos municípios terão uma atenção especial.

Curso de formação

O Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) começou em novembro de 2016. Durante os sete meses de treinamento, os futuros policiais militares cumpriram 1.600 horas/aula, distribuídas em 46 disciplinas. Entre elas, técnica policial-militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional, além de estágios operacionais.

As aulas ocorreram em dois turnos, na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, e nas escolas de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), em Montenegto e Osório, e também em espaço físico junto à Ulbra, em Canoas.

Os novos policiais vão se concentrar onde há índices mais expressivos de criminalidade - Foto: Robson Alves/BM

Os novos policiais vão se concentrar onde há índices mais expressivos de criminalidade – Foto: Robson Alves/BM

Novo concurso

Na última semana, o governador José Ivo Sartori anunciou a realização de um novo concurso para contratação de mais 6,1 mil profissionais para atuar na segurança pública. O maior número é para a Brigada Militar, com 4,3 mil vagas, sendo 4,1 mil para o cargo de soldado e 200 para o quadro de oficiais da corporação.

Além da abertura do concurso, foi anunciada a autorização para o ingresso de mais 49 soldados militares e 75 bombeiros suplentes restantes da última prova. Os novos integrantes da segurança pública do estado já entregaram a documentação e, na tarde desta quarta-feira (12), serão apresentados no Departamento de Ensino da corporação para iniciar o curso.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções