Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mais de 700 presos em três dias de operação nas cidades gaúchas

24 novembro
10:49 2021

No último fim de semana, entre sexta e domingo, a Brigada Militar deu continuidade à Operação Hoplitas.

Durante a operação, realizada nos municípios gaúchos conforme priorização da inteligência, foram abordadas 3.657 pessoas, fiscalizados 1.676 veículos e cinquenta estabelecimentos.

Ao longo dos três dias de operação, foram empregados 2.227 policiais militares, 545 viaturas e treze agentes de outros órgãos de segurança pública.

A ação dos policiais resultou no registro de 284 termos circunstanciados e no total 484 ocorrências.

Apreensões de drogas, armas, munições e quantia em dinheiro

Com o objetivo de trabalhar no enfrentamento de delitos violentos, cujos índices são tabulados no contexto do Programa RS Seguro, a Operação Hoplitas foi concebida pelo comando-geral da instituição, com o fim de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio, em locais e faixas de horário, especialmente selecionados a partir de análise criminal. Para isto, foram realizadas 79 barreiras e realizadas onze ações preventivas.

Durante as ações, foram apreendidas 45 armas brancas, 18 armas de fogo, 528 munições, R$16.696,34 de dinheiro em espécie e 46,81 quilos de drogas.

Além disso, também 739 pessoas foram presas, com um total de 296 pessoas envolvidas em ocorrências.

HOPLITAS – A Operação ganhou essa designação, numa alusão aos soldados da Grécia Antiga. À época, os militares se protegiam com o escudo chamado “Hóplon”. Reconhecidos pelo treinamento e disciplina, os “hoplitas”, como ficaram conhecidos, simbolizam a disciplina e eficiência diante dos desafios para a proteção da população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções