Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

MAIS PELOTAS : Circuito de Corrida começa na Cascata

MAIS PELOTAS  : Circuito de Corrida  começa na Cascata
01 outubro
09:18 2021

Por Carlos Cogoy

Com calendário de três etapas, e provas com percursos de dezesseis, e seis quilômetros, no dia 17 terá início o Circuito de Corridas Mais Pelotas. No evento também acontece caminhada com trajeto de seis quilômetros. Como local, a comunidade Nosso Senhor do Bom Fim na Cascata (5º distrito). As largadas serão sem aglomeração, as inscrições estão abertas, e o limite é de duzentos participantes. A realização é da KM Turismo Esportivo, e Ritmo por KM Assessoria Esportiva. Regulamento e inscrições nos site: kmturismoesportivo.com.br/Mais-Pelotas

Maratonista Neuza Santos será homenageada

HOMENAGENS – Cada etapa do circuito, estará homenageando atletas com trajetória de dedicação às corridas de rua. No dia 17, a prova maior – dezesseis quilômetros -, leva o nome da maratonista Neuza Santos. Já a prova menor – seis quilômetros -, expressa reconhecimento ao corredor Paulo Santos. A duração máxima da prova Neuza será de cinco horas.

LARGADAS conforme divulgação: “O horário estabelecido de largada será a partir das 7h30min às 8h30min, para a Prova Neuza. Já as largadas da Prova Paulo Santos começam a partir de dez minutos da largada do último da corrida maior. As largadas obedecerão ao distanciamento social, sendo quatro atletas por vez e, com intervalo de um minuto, entre cada largada. Somente será permitida a largada de atletas com uso de máscara. A ordem de largada será de maior idade para a menor”. As provas terão premiações por categorias, conforme as faixas etárias.

NEUZA Santos foi a primeira mulher no Brasil, a correr cem quilômetros. O feito ocorreu na 1ª Ultramaratona de Búzios em 1990. Ela concluiu o percurso em 11h30min. Dois anos depois, percorreu a prova de cem quilômetros da USP, em 10h44min. Aos domingos pela manhã, é possível vê-la treinando à avenida Adolfo Fetter em direção ao Laranjal.

PAULO SANTOS nos anos oitenta, após seis meses afastado dos treinamentos e corridas, motivou-se a participar da etapa Pelotas do Circuito de Corridas Atlântica Boa Vista. Durante trinta dias, treinou com afinco, e participou da competição com mais de mil corredores, inclusive com a presença de atletas da Sogipa. Durante a prova com dez quilômetros, chegou a estar em 13º lugar. Porém, com o incentivo do técnico Celoir Dias e amigos, apertou o passo e terminou a prova em segundo lugar. Ele menciona: “Percorri os dez quilômetros em 31,15min, e fui o primeiro da cidade e região. A história é importante para mostrar que nunca devemos desistir no meio do caminho, sempre haverá uma superação à nossa frente, e que nos fará vencer”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções