Mais um foco de dengue é encontrado no Fragata
Com esse são 28 focos naquele bairro e 30 em todo o Município, apenas este ano
Duas semanas após a última identificação de foco do Aedes aegypti no Fragata, na tarde desta segunda-feira (24), positivou mais uma armadilha, chegando a 28 o número de focos identificados no bairro desde o dia 14 de março, todos na área ao redor do cruzamento das avenidas Cidade de Lisboa e Duque de Caxias. O diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza neto, informa que equipe será deslocada ao local ainda na noite desta segunda para aplicação do fumacê. Nesta terça-feira (25), começam as ações de pulverização de ultrabaixo volume (UBV) e Pesquisa Vetorial Especial (PVE).
Com esses, já são 30 focos de larvas ou pupas de Aedes encontrados este ano em Pelotas, além de dois mosquitos. A prefeitura fez processo seletivo para contratação emergencial de agentes de Vigilância em Saúde – 40 pessoas foram chamadas nos dias 14 e 18 de abril.
O Aedes é transmissor de dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela urbana (que tornou a aparecer no Rio de Janeiro, após décadas) e também da febre de mayaro, que apareceu primeiro em ilhas do Caribe e agora em alguns pontos da floresta amazônica.
28 focos de Aedes no Fragata, sendo:
18 em residências
03 em pontos estratégicos
07 em armadilhas