Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

MAIS UM OU MENOS UM? Repercussões do empate xavante no Passo d’Areia

03 maio
09:49 2022

Por: Henrique König

São José 1×1 Brasil. Mais um ponto para o Xavante na Série C do Campeonato Brasileiro. Mais uma rodada se passa e o time ainda não venceu. São três empates e uma derrota na competição. O rendimento agrada: nas três igualdades no placar foi superior aos adversários. Os detalhes têm custado caro.

O torcedor é ansioso, quer resultado. Quer bola na rede. O Brasil marcou três gols na competição. Os atacantes estão devendo. Bruno Paulo ainda não marcou este ano. França e Vini Peixoto recém chegaram, mas também não conseguiram converter. Joanderson tem dois gols na temporada, os dois sobre o rebaixado Guarany, que sofria com a covid-19 na ocasião.

Zagueiro Helerson marcou o gol de empate e foi correndo buscar a bola na rede: o Brasil tem pressa por vitórias
Foto: Volmer Perez / GE Brasil

Jerson Testoni segue destacando o bom trabalho feito pelo grupo. Até por ter participado em todo o processo de construção do novo elenco, ele merece o voto de confiança. Conhece o potencial dos atletas, tem feito o time render na engrenagem das partidas. O Brasil sabe trocar passes, sabe anular o adversário na maior parte do tempo. Falta converter. “Quando os gols começarem a sair, vai ser difícil segurar nossa equipe”, deseja Jerson.

Atrás, a cobrança também está presente. Os cinco gols que o Xavante levou na Série C foram em lances em sua grande área. A tônica da temporada é sofrer em cruzamentos feitos pelas laterais e a zaga não conseguir afastar na área. Os centroavantes adversários têm agradecido. Cristiano, do São José, foi o último felizardo em lance assim: ele abriu o placar.

O Brasil colecionou mais chances do que o Zequinha, finalizou mais do que o time “da casa”. Entre aspas, porque a torcida xavante lá esteve no Passo d’Areia, contingente visitante como poucas torcidas fazem no país. O gol só saiu em uma cartada certeira. Testoni tirou o meia Marllon e colocou o zagueiro Gabriel Peres, de centroavante. Quis que o São José sofresse do jogo aéreo, que tanto o Brasil sofre. Funcionou. Em cobrança de falta, Peres cabeceou e Helerson, outro zagueiro, guardou: 1×1.

Um ponto a mais. Mas passada mais uma rodada, o Xavante caiu mais posição na tabela da Série C e entrou no Z4. É essencial começar a vencer e o próximo adversário é o Remo, no sábado (7), às 19h, no Bento Freitas. Bom horário: o torcedor precisa comparecer.

Não passam batidos os incidentes ao final da partida em Porto Alegre. A torcida do São José provocou levando uma faixa dos torcedores rubro-negros. Não ficou barato e torcedores dos times trocaram agressões, tudo registrado. A decisão sobre os incidentes caberá aos polêmicos tribunais.

Comentários ()

Seções