Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Mais uma Expofeira de sucesso : Associação Rural divulga balanço da multifeira que reuniu em torno de dois mil animais e público de 30 mil pessoas

15 outubro
09:14 2014

Chegou ao fim mais a 88ª edição da Expofeira de Pelotas. Com realização da Associação Rural (ARP), a multifeira voltada para o agronegócio e entretenimento familiar reuniu em torno de dois mil animais e um público de aproximadamente 30 mil pessoas, durante os sete dias de realização.

Segundo a comissão organizadora, os números são preliminares tendo em vista que as atividades no Parque Ildefonso Simões Lopes encerraram-se perto da meia noite de domingo e na segunda-feira, às 19h30min, acontece, ainda dentro da programação oficial, o IV Remate Hereford da Fronteira, no Pavilhão Álvaro Azevedo.

A programação técnica, destinada a públicos específicos, prevaleceu nos três primeiros dias da Expofeira. A Conferência Rural da Zona Sul foi destaque por realizar 15 seminários com temas atuais, palestrantes com notoriedade e intensa participação do público. Assuntos como ovinocultura, bovinos de corte e de leite, cavalo crioulo, pesca e aquicultura, turismo rural do Mercosul, florestas plantadas, olivicultura, viticultura e fruticultura (pêssego), produção vegetal, soja e Integração Lavoura Pecuária (ILP), foram abordados. O evento foi reestruturado para esta edição e teve o comando do vice-presidente da ARP, José Luiz Kessler.

EVENTO reuniu em torno de dois mil animais

EVENTO reuniu em torno de dois mil animais

O COORDENADOR da Expofeira, Rodrigo Fernandes de Sousa Costa, falou sobre a realização da Conferência que, para a comissão organizadora, teve saldo extremamente positivo destacando, principalmente, a integração com o meio acadêmico.

“Contamos com mais de 16 entidades que foram nossas parceiras e a intensa presença dos alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas foram fundamentais para o sucesso deste evento”, disse Costa. Ele salientou o empenho da coordenadora do curso, a professora Isabella Dias Barbosa Silveira, que trouxe para dentro da Expofeira a Semana Acadêmica da Faculdade de Zootecnia deste ano.

Pela diversidade de raças e números de animais, a Expofeira de Pelotas é a segunda maior feira do Rio Grande do Sul e este ano contou com a presença de quase dois mil animais entre ovinos, bovinos, equinos, suínos e aves.

“A feira consagra-se mais uma vez como um grande evento do nosso Estado e podemos dizer que esta realização é reflexo de muito trabalho e envolvimento”, disse Costa. “Mesmo em um ano difícil de eleições, copa do mundo e ameaças de recessão, estavam presente no Parque os principais nomes de máquinas, as tops em tecnologias, como, por exemplo, a Super Tratores New Holland, Damasceno Implementos Agrícolas, RGS Case, Bergmann Máquinas, Implemaster e John Deere Trator Green”, completa.

O presidente da Associação Rural de Pelotas avaliou a Expofeira 2014 como positiva e salientou que apensar do tempo instável da última semana, o público prestigiou a multifeira fazendo com que todos os objetivos dos organizadores fossem alcançados.

SHOWS lotaram a pavilhão Jorge Gertum

SHOWS lotaram o pavilhão Jorge Gertum

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Dentro da 88ª Expofeira de Pelotas, uma diversificada programação cultural envolvendo festival, festa e shows nacionais lotaram o pavilhão Jorge Gertum durante as noites e no fim de semana. A 6ª edição do Festival da Canção Tradição e Coragem foi um sucesso. Com entrada franca, o público assistiu aos shows de João de Almeida Neto, Leonel Gomez, Luiz Marenco e Cesár Oliveira e Rogério Melo, nos dois dias de realização, a indicativa é de um acréscimo de 300% no número de pessoas. Na sexta-feira, o público jovem aproveitou o 4º Fandangaço Universitário e no sábado o grande show nacional de Bruno e Marrone. O domingo, Dia da Criança, foi especial para os pequenos. Exposições de cães e passeios de pôneis fizeram parte da programação, assim como o show da porquinha Peppa Pig. A programação cultural teve produção da X13 Produções.

LEILÕES – Até sábado, a comissão organizadora havia contabilizado R$1.600 milhão em volume de negócios de leilões realizados durante a Expofeira. Contudo, os dados não são oficiais, devido algumas empresas leiloeiras ainda não terem divulgado valores e na noite de domingo terem acontecidos mais dois eventos. Na segunda-feira e finalizando a programação, será realizado, às 19h30min, o Remate Hereford da Fronteira.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções