Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

MAIS UMA META : Agora é a vaga na final

26 outubro
09:21 2015

O Brasil festejou muito a conquista da vaga na Série B do Campeonato Brasileiro. Cerca de 30 mil pessoas saíram às ruas no domingo (dia 18) para festejar o acesso rubro-negro. Os xavantes estão na mais pura alegria. Mas o time de Rogério Zimmermann quer escrever mais um capítulo nesta história vitoriosa de 2015.

Nesta segunda-feira, às 19h, o Brasil começa a decidir sua participação na final do Campeonato Brasileiro da Série C. É o primeiro jogo das semifinais diante do Vila Nova, no Bento Freitas. A segunda partida ocorre no dia 2 de novembro, às 19h, no Serra Dourada, em Goiânia. Quem passar por esse confronto irá enfrentar Tupi ou Londrina na decisão do titulo.

Brasil tenta repetir fase anterior: abrir vantagem no jogo na Baixada e buscar classificação fora Foto: Alisson Assumpção/DM

Brasil tenta repetir fase anterior: abrir vantagem no jogo na Baixada e buscar classificação fora
Foto: Alisson Assumpção/DM

O Brasil espera manter o ritmo em que encerrou a fase anterior, quando se classificou com vitória de 2 a 0 diante do Tupi, em Juiz de Fora; e superou o Fortaleza na luta por vaga na Série B. Venceu os cearenses por 1 a 0 no Bento Freitas e segurou o empate sem gols no Castelão. Na verdade, o time rubro-negro não sofre gol há três partidas, o que se tornou fundamental para que alcançasse a vaga na segunda divisão nacional.

Mas como costuma enfatizar o técnico Rogério Zimmermann, o seu time não é só marcação. Seu principal cartão de apresentação é justamente a força ofensiva: possui o melhor ataque da Série C e dificilmente irá perder esse posto. São 31 gols em 20 partidas. Os outros semifinalistas estão bem atrás: Vila Nova tem 27 gols; o Londrina, 24; e o Tupi, 22.

O Vila Nova tem a melhor defesa da competição, com 14 gols em 20 partidas – mesmo desempenho do Londrina. A força do ataque rubro-negro contra a fortaleza defensiva do Colorado de Goiás é uma das muitas atrações da partida desta noite na Baixada.

Ausência I

O Brasil terá três desfalques na defesa nesta primeira partida das semifinais da Série C. Eduardo Martini – herói em mais um acesso do Xavante, com atuação espetacular diante do Fortaleza, no Castelão – e Wender estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Xaro foi expulso nos últimos minutos do jogo passado e é mais um ausente nesta primeira partida da decisão de vaga na final da Série C.

Rogério Zimmermann não indicou quais serão os substitutos, mas, considerando aproveitamento anterior nessas funções, as vagas devem ficar com Luiz Müller (goleiro), Jardel (lateral direito) e Brock (lateral esquerdo).

Ausência II

O Vila Nova não irá contar com seu principal artilheiro na partida de hoje no Bento Freitas. O atacante Carlos Frontini, 34 anos, foi expulso na partida diante da Portuguesa, sábado, no Canindé, e terá que cumprir suspensão. Jogador experiente, com vasto currículo – inclusive, com título da Série C pelo União Barbarense em 2004 -, Frontini é o À frente de Frontini estão Leandrão, ex-Brasil (agora no Vasco), com 11; e Guilherme Queiroz, da Portuguesa, com 12 gols.

O Brasil enfrenta Vila Nova para tentar chegar à sua segunda final nacional Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

O Brasil enfrenta Vila Nova para tentar chegar à sua segunda final nacional
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Sonho do título para coroar campanha

A taça de campeão do Brasileiro da Série C será o símbolo de uma trajetória em ascensão do Brasil, que começou em 2012. Mas para ganhar o inédito título nacional, o time rubro-negro terá que passar por dois desafios. O primeiro deles é nesta semifinal diante do Vila Nova – adversário desta segunda-feira, às 19h, no Bento Freitas. Depois terá a final contra Londrina ou Tupi.

No ano passado, o Brasil subiu de divisão (da D para C) e manteve a concentração para buscar a conquista do título. Eliminou o Londrina nas semifinais, com confusão generalizada no Estádio do Café, e foi para a final com o Tombense. Mas não conseguiu vencer a equipe mineira. Os dois empates por 0 a 0 levaram a decisão para os pênaltis. O time de Tombos foi mais competente nas cobranças de tiros diretos e ficou com a taça. Pela primeira vez, o Xavante chegou a uma final de Brasileiro.

DOIS ACESSOS – O Vila Nova também sonha com o título para encerrar uma temporada de redenção na história do clube. Depois de sofrer duas quedas no ano passando, caindo no estadual ou no Brasileiro, o Colorado deu a volta por cima em 2015. Subiu para a primeira divisão goiana, festejando o título. Meses depois retornou à Série B nacional. Para tirar “nota 10” falta levantar a taça da Série C.

rasil e Vila Nova se reencontram depois de 30 anos. Em 1985, os dois times jogaram pelo Campeonato Brasileiro. No dia 6 de março, em Pelotas, houve empate por 2 a 2. Lívio e Bira fizeram os gols do Xavante, enquanto Héber e Falcão marcaram para equipe goiana. No segundo turno, no Serra Dourada, dia 17 de abril, o empate foi por 0 a 0. tini estão Leandrão, ex-Brasil (agora no Vasco), com 11; e Guilherme Queiroz, da Portuguesa, com 12 gols.

BRASIL

Luiz Müller; Jardel, Leandro Camilo, Teco e Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Nena e Cleverson. Técnico: Rogério Zimmermann.

VILA NOVA

Edson; Vinícius Simon, Vitor e Gustavo Bastos; Marcelo, Francesco, Ramires, Robston e Marinho Donizete; Moisés e Bruno Lopes (Vanilson). Técnico: Márcio Fernandes.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Horário: 19h. Preço dos ingressos: R$ 30,00. Árbitro: Mário André Gomes da Penha/ES; assistentes: Miguel Caetano Ribeiro da Costa/SP e Alex Ang Ribeiro/SP; quarto árbitro: Francisco da Silva Neto/RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções