Malgi prepara retorno às quadras após longo hiato
Equipe de Futsal Feminino parou com a chegada da pandemia, mas espera contar com metade do elenco remanescente
Por: Henrique König
Já tradicional equipe do esporte feminino gaúcho, a Malgi Futsal prepara a volta às quadras neste mês de junho. Após período de isolamento das atletas durante 15 dias, o time do coordenador Maurício Giusti retorna aos treinos no ginásio da Profut.
Desde o começo da pandemia, a Malgi Futsal optou pela paralisação de suas atividades, do grupo adulto e das escolinhas. Segundo Maurício, havia um receio muito grande por parte das atletas, pois a maioria das pelotenses vive em casa com familiares mais velhos. Uma das razões para aceitar o retorno é o avanço da vacinação, agora com mais pais e mães vacinados. “Estamos com um protocolo sanitário de sete páginas, feito junto ao médico Mauro Pavesi, que trabalha conosco. Sabemos que é uma segurança ilusória, mas estamos fazendo o melhor possível. Serão treinos com materiais individuais e restrições de acesso. Compramos materiais individuais e também termômetros, álcool gel e tudo o que for necessário.”
O treinador revela pelo menos 50% de permanência do elenco que estava organizado para iniciar em 2020. O time retornaria em março deste 2021, mas houve novo agravamento da pandemia, em um momento de insegurança também para voltar as aulas presenciais. Maurício sempre teve em mente retornar o futsal apenas quando as escolas também sinalizassem a volta.
A Malgi está de olho em competições que devem recomeçar em agosto. Desse modo, junho é fundamental para voltar às quadras. “Se eu voltar mais adiante para jogar em agosto, não estarei fazendo futsal profissional, que é o que almejamos.” O clube pelotense mira dois estaduais distintos, um organizado pela Federação Gaúcha e outro pela Liga Gaúcha. Além disso, o prato principal é a disputa da Liga Nacional de Futsal Feminino. Ainda não há confirmação da realização dos Jogos Abertos de Pelotas, anualmente vencidos pela Malgi, mas que já não ocorreram em 2020.
Como optou por um retorno mais seguro, com o avanço da vacinação, a Malgi ficou de fora da Copa RS de Futsal Feminino, que está ocorrendo, organizada pela Federação Gaúcha. “A pandemia é uma situação que precisamos aprender a conviver, apesar do negacionismo pelo país. A leitura do nosso clube, com direção, comissão técnica e atletas, foi de retornar agora.”
A Malgi ainda conta com um bom time de patrocinadores, entre eles, materiais esportivos em parceria com a Draggon Sports. Entre as parcerias estão Osirnet, Rabassa Corretora de Seguros, Dani Hein Fisioterapia e Pilates, Seu – Centro de Saúde Integrada, VG Consultores, Psicóloga Maryna Ricardo, Cidadela Buffet, Top Life, PSM Contabilidade, Laboratório Antonello, 4 Health Academia e CAVG.